Business

2 de junho de 2012

On sábado, junho 02, 2012 by Pe. Lucione Queiroz

CONGRESSO MISSIONÁRIO REGIONAL – CNBB NE 1
SOBRAL – 01 A 03/06/2012

TEMA: 
Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II.


     Deu inicio nesta noite de sexta-feira (01.06) na Igreja Catedral da Diocese de Sobral, o congresso missionário Regional com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano D. Odelir José Magri, que também é o bispo de referencia do Regional para a Comissão Missionária.
O Congresso está sendo assessorado por: Pe. Almir (Reitor do Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza), Pe. Camilo (Assessor do COMINA), Pe. Dr. Edilberto (Prof. Da Faculdade Catolica de Fortaleza e da Faculdade Catolica Rainha do Sertão em Quixadá).
      Estavam presentes vários representantes das nove dioceses de nosso regional que aos poucos iam chegando de suas dioceses e paróquias e entrando na Igreja para juntos celebrarem a vida, a caminhada, a missão cotidiana em vista da partilha e da atualização da missão de cada um.
       A celebração deu inicio com a acolhida dos símbolos missionários de cada diocese em seguida com a entrada da equipe de celebração juntamente com o presidente da mesma.
       D. Odelir na sua reflexão acolheu a todos e os exortou para renovarem a missão inicial de cada um adquirida através do batismo. Na sua diversidade pudessem ser sempre sinal de discípulos do Senhor. Após a reflexão a representante da CNBB Reg. Profª Monica Pimentel em nome da Igreja do Ceará elevou a Deus as preces em comunhão com todos os presentes.
      Dando continuidade à celebração foi realizada uma motivação para a apresentação dos dons por parte dos missionários de origem afro. A oração do Pai-nosso foi precedida por uma reflexão lembrando os mártires missionários dos tempos atuais em nossas terras brasileiras. Após a oração pós-comunhão D. Odelir mais uma vez deu as boas vindas aos congressistas missionários em seguida deu a benção de envio a todos os presentes.
      Neste dia 02/06 tivemos um belíssimo momento de mística que foi animada pela Diocese de Limoeiro e Iguatu à luz do Oficio Divino das Comunidades. Dando continuidade aos trabalhos iniciou uma reflexão sobre: A TRAJETORIA MISSIONÁRIA DA IGREJA NO CEARÁ NO PERIODO DE 50 ANOS DO VATICANO II. Esta reflexão esta sendo dirigida pelo Prof. Dr. Edilberto da Diocese de Quixadá, que fez uma retrospectiva da caminhada missionária levando os congressistas a terem uma visão atual da caminhada missionária do hoje como fruto da maturidade de uma caminhada provinda das diversas experiências religiosas, mesmo ainda hoje tento muitos costumes da tradição, da fé domestica vivenciada pelo fieis que na sua maioria divergem das experiências faladas e explicada pelos religiosos e leigos mais atualizados, porém que fala muito na caminhada do povo no hoje de nossa historia.