Business

14 de agosto de 2014

On quinta-feira, agosto 14, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

A
CONFISSÃO

Como se faz?
Para que precisamos dela?
Como a podemos fazer?

Em primeiro lugar, precisas de
ARREPENDIMENTO

Ou seja, tens realmente de lamentar o sucedido. Não basta que murmures algo com os lábios só porque leste em algum lado que isso era pecado.

Deves estar convencido de que fizeste algo errado, de que magoaste outra pessoa ou a ti mesmo, ou de que conspurcaste a relação com outra pessoa, de que esqueceste Deus e que confundiste a ordem divina da existência. A consciência fica suprema no ar se não se orientar pelos Mandamentos (encontraras os Dez Mandamentos e o Duplo Mandamento do Amor nas guardas da contracapa deste livro - final deste texto transcrevemos). Antes que atives a tua consciência, deves saber uma coisa: "Não mentirás" (Oitavo Mandamento)

Porém, cuidado, nós gostamos muito de mentir a nós próprios e dizemos: "Ah, mas eu faço isso conscientemente! Terei sempre isso em mente". (1 Jo 1,8)

Em nome da consciência, as pessoas já mentiram, enganaram e assassinaram. Se não tiveres a certeza quanto a uma determinada coisa, pergunta ao padre. Ele pode ajudar-te a confrontar a tua consciência através dos Mandamentos de Deus.

Faz também parte do arrependimento o
PROPÓSITO.

Tens mesmo de ter a intenção de não voltar a cometer estes pecados que confessas ao padre. Poderias dizer agora: "Isso não resulta! Sei bem que voltarei a tomar drogas. Eu, simplesmente, não consigo." Isso revela o teu sentido de realidade. Talvez realmente não consigas, de imediato, dizer adeus às drogas para sempre.

Mas se tiveres verdadeiramente intenção de o fazer e deres o teu melhor, deves confiar que Deus, através do ministério do sacerdote, te concede o perdão e a paz. Verás que na Confissão obténs um poder sobrenatural para praticar o bem, ao qual também chamamos "graça". Talvez um dia tenhas novamente o ímpeto de praticar o mal e não consigas resistir à tentação. Então, volta outra vez à Confissão! E outra vez! E outra vez! Poder vir mil vezes com a mesma história. Isso não muda em nada a misericórdia de Deus, absolutamente nada.

Ele é o Pai que te espera sempre de braços abertos e, novamente, preparou uma festa para ti! Inacreditável? Não!
Precisas ainda do
RECONHECIMENTO.

Não basta que cries no teu coração uma pequena lista de pecados e falhas, que dispares para o ar tudo o que acontece numa semana enquanto te preparas para dormir. É mesmo importante fazer um pequeno exame de consciência com regularidade. Apenas a Confissão com um padre poderá ajudar-te, se realmente quiseres ter uma reconciliação sólida com Deus (ou se tiveres separado d´Ele por teres cometido um pecado mortal).

Jesus dotou os Apóstolos e os seus sucessores de um poder simplesmente inacreditável: "Os pecados daqueles a quem perdoardes serão perdoados. Os pecados daqueles a quem não perdoardes não serão perdoados." (Jo 20,23). Só Deus pode perdoar os pecados. Jesus Cristo confiou esta maravilha à Igreja. O amor de Deus quis que as coisas se tornassem bem concretas. Se quiseres começar de novo, não precisas de, incessantemente, gritar a megafone para o Céu as tuas auto-recriminações. Vais ter com um padre e dizes: "As coisas passaram-se assim e assim. Arrependo-me disso diante de Deus." E se o padre vê que estás a ser sincero, concede-te o perdão de Deus.


No próximo artigo continuaremos com: O Rito da Confissão


fonte: YOUCAT  Update! Confissões!