Business

31 de agosto de 2014

On domingo, agosto 31, 2014 by PASCOM - coreaú
Alexandre III, de seu nome Rolando Bandinelli (Sienaca. 1100 — Civita Castellana30 de agosto de 1181) foi Papa de 1159 até 1181.
Da família Cerretani Bandinelli Paparoni, nasceu em Siena, ensinou direito canónico na universidade de Bolonha, onde escreveu Summa Magistri Rolandi, comentários sobreDecretum Gratiani.
Em Outubro de 1150 foi ordenado deão de S. Cosme e Damião; depois cardeal em S. Marcos. Por esta altura escreveu as suas Sentenças com base na Introductio ad theologiam de Pedro Abelardo.
Em 7 de Setembro de 1159 foi eleito para suceder a Adriano IV. Todavia, uma minoria dos cardeais escolheu em sua vez Octaviano, que foi o Antipapa Vítor IV. Este último, bem como os seus sucessores Pascoal III (1164-1168) e Calisto III (1168-1178) tinham o apoio imperial de Barbarossa, mas após a batalha de Legnano o reconhecimento chegou para o Papa Alexandre. Em 12 de Março de 1178 regressou a Roma, da qual fora forçado a partir por duas vezes.
O pontificado de Alexandre III caracterizou-se pela energia com que foram prosseguidas as políticas reformadoras dos seus antecessores, iniciadas pelo papa Gregório VII a partir de 1073. Defensor da autonomia da igreja em relação ao poder laico, teve uma importante actividade política, que permitiu consolidar as relações com os potentados normandos do Sul, impor uma dura penitência a Henrique II de Inglaterra, que tinha mandado assassinarThomas Becketarcebispo de Canterbury. Foi também nesse ano que o Papa confirmou e reconheceu a independência de Portugal e Afonso Henriques como Rei do Portugal e vassalo da Igreja, através da bula Manifestis Probatum.
Em Março de 1179 convocou o Terceiro Concílio de Latrão e para o qual convidou representantes da Igreja Ortodoxa, tentando a reunificação da Igreja Católica. Aí excomungou os albigenses e alterou a forma de eleição pontifícia.
Morreu em Civita Castellana no dia 30 de Agosto de 1181.