Business

18 de agosto de 2014

On segunda-feira, agosto 18, 2014 by PASCOM - coreaú
Giovanni Pietro Carafa, nasceu em Capriglia Irpina, em uma família proeminente nobre da cidade de Nápoles. Seu pai Giovanni Antonio Carafa, 6.º Conde di Montorio, morreu em Flandres Ocidental em 1516, e sua mãe Vittoria Camponeschi era filha de Pietro Lalle Camponeschi, 5.º Conde di Montorio, um nobre da cidade, e sua mulher D. Maria de Noronha, uma portuguesa nobre da Casa dos Pereiras, filha de D. Rui Vaz Pereira, da Casa dos Senhores de Paiva, Baltar e Cabeceiras de Basto, e de sua mulher D. Beatriz de Noronha, da Casa dos Condes de Noreña e Gijón. Seu título na Profecia de São Malaquias é "da fé de Pedro".

Ele foi orientado pelo Cardeal Oliviero Carafa, seu parente, que renunciou a Sede episcopal de Chieti (em latimTheate) em seu favor. Por ordem do Papa Leão X, ele foi embaixador na Inglaterra e, em seguida, núncio papal na Espanha.

Em janeiro de 1536 ele foi elevado a Cardeal-presbítero de São Pancrácio e a Arcebispo deNápoles. Ele reorganizou a Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 30 de abril de 1555, após apenas 21 dias de pontificado, Papa Marcelo II morreu em Roma. Apesar da oposição dos cardeais ligados ao imperador Carlos V, em 15 de maio de 1552, o Colégio dos Cardeais se reuniu novamente para eleger um sucessor e no conclave, Giovanni Pietro Carafa foi eleito papa e escolheu o nome de Paulo IV, numa vitória dos cardeais que eram contra o luteranismo. 
Como papa, dedicou-se a Inquisição romana, fundada por Paulo III, e à reconstrução administrativa e moral de Roma. Como papa fez medidas significantes, esses excessos de severidade, porém, contribuíram para tornar mais insolúveis os conflitos e aumentar-lhe a antipatia em alguns setores da Igreja, inclusive os seus antigos colaboradores. Sua má condução da política externa pontifícia, que na época era conduzida pelo seu sobrinho o cardeal Carlos Carafa, levou a um conflito aberto com Carlos V, em 1556. Não reconheceu o título imperial de Fernando I em 1558 e rompeu com Elisabeth I, da Inglaterra, aumentando o isolamento político que afetava Roma.

Paulo IV morreu em 16 de agosto de 1559, aos 83 anos em Roma. Ele foi enterrado na Basílica de São Pedro, mas mais tarde foi transferido para Santa Maria sopra Minerva. Seu túmulo em Minerva, feito por Pirro Ligorio, é datado como data de sua morte o ano de 1559. A capela foi criada por seu parente cardeal Oliviero Carafa. Tendo desenvolvido a Inquisição lhe trouxe o rancor do povo romano que, após sua morte, decapitou sua estátua no Capitólio e foi dedicado a ele as seguintes palavras:
Caraffa odiado pelo diabo e pelo céu
está enterrado aqui com o seu cadáver em decomposição,
Erebus assumiu o espírito;
ele odiava a paz na terra, a nossa fé contestou.
ele arruinou a igreja e as pessoas, homens e céu ofendido;
amigo traiçoeiro, suplicante com o exército que foi fatal para ele.
Você quer saber mais? Papa era ele e que é suficiente.