Business

27 de agosto de 2014

On quarta-feira, agosto 27, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

Aconteceu no ultimo dia 20/08/2014 a comemoração dos 20 anos de caminhada do Grupo de Jovens JUC (Jovens Unidos a Cristo).
Foi um momento de muita riqueza para os jovens que hoje compõem o JUC  em nossa Sede paroquial.
No final da Santa Missa tivemos alguns depoimentos de ex membros do JUC e que hoje estão casados, bem como a alegria de acolher os ex membros (fundadores do JUC) que revestiram os novos membros com as camisas do JUC e entregaram a nova bandeira como sinal de amadurecimento e de continuidade da caminhada do grupo.
Abaixo colocamos um pouco da historia do grupo bem como o discurso feito por um dos ex membros do grupo que tem hoje duas filhas como membros do grupo JUC.

HISTORICO:

Reverendíssimo Padre Lucione, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade que preside essa celebração, Reverendíssimos Padre Florêncio, cumprimento o jovem Xaxandre Pinto, cujo nome gostaria de deixar o meu abraço fraternal a todos os membros e exmembros da Pastoral da Juventude e todo povo de Deus.
            O grupo de jovens que hoje celebra vinte anos de existência, teve sua fundação no dia 20 de agosto de 1994, num sábado, as 15:00h, no Patronato Maria Amélia Benício, a casa da irmãs. Sua fundação foi um projeto idealizado por alguns jovens com o apoio de uma religiosa, a irmã Raimundinha da Congregação das Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.
            Inicialmente, participaram da criação do Grupo apenas poucos jovens, imbuídos com o propósito de se tornarem pescadores de outros jovens através do trabalho de evangelização, contribuindo, portanto, para a formação de uma juventude mais cristã. Seu Lema era “Evangelizar a toda Criatura”.
            A escolha da primeira coordenação aconteceu no dia 29 de outubro de 1994, ficando assim constituída: Coordenação – Raimundinho e Vanda; Secretaria – Josélia e Katyurssula; Tesouraria – Ducycleide e Cecílio, e Irmã Raimundinha como Orientadora Espiritual. Meses depois Irmã Raimundinha foi transferida para servir em outra Paróquia, porém, Deus já havia escolhido a irmã Marinete para dar continuidade a missão de nos orientar na fé e ficar conosco por muitos anos.
            Assim como em todo começo, dificuldades foram enfrentadas e superadas com alegria e fé. As reuniões aconteciam no Patronato ou casa das irmãs, em seguida no Salão Paroquial, hoje Centro Pastoral Santa Clara de Assis e mais tarde no Centro de Evangelização Frei Leônidas. Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas o Grupo mantinha um calendário de reuniões semanal estruturadas em orações, estudos bíblicos, formação cidadã e lazer.
            Para que pudéssemos levar a palavra de Deus buscávamos participar ativamente de formações, encontros, seminários, louvores e retiros espirituais com o apoio da Renovação Carismática Católica da Diocese de Sobral. Realizamos a aquisição de bíblias para cada um dos membros que participavam do grupo na época.
            Buscamos desenvolver um trabalho de evangelização que pudesse atrair cristão de todas as idades e classes sociais, para tanto, o Grupo de Jovens Unidos a Cristo era dividido em equipes que faziam a evangelização nos bairros, assim denominados: Bairro Centro, Bairro São Miguel, Bairro Beira Rio, Bairro da Oficina do Sobral, Conjuntos Habitacionais, Alto do Izaías e Cadeia Pública, com maior ênfase nas novenas dos períodos quaresmal, natalino e mês mariano, bem como participação ativa na Festa de Nossa Padroeira, tanto na parte litúrgica quanto no Coral.
            As Missões Jovens foi um marco inovador em nossa Paróquia, e em outras Paróquias da Diocese, haja vista, que se tratava de um trabalho de evangelização feito apenas pelos jovens, sem a presença habitual de nenhum membro clero. Podemos citar ainda outras ferramentas de evangelização, tais como: O programa de Radio Juventude Caminho Aberto que ia ao ar diariamente das 12:00h as 13:00h, A encenação da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo apresentada por 80 jovens em praça pública durante quatro anos para aproximadamente 2.000 pessoas, tanto em Coreaú como também no município de Mucambo.
            Um trabalho evangelizador que merece destaque foi o apoio na criação de Grupos de Jovens em todas as capelas da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, inclusive Moraújo, Campanário, Várzea da Volta, Novo Horizonte e Boa Esperança que antes pertenciam a nossa Paróquia e atualmente fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Muitos dos nossos membros desenvolviam um trabalho de evangelização em outras pastorais, como catequista, monitor de crisma, liturgia, dentre outras.
            No social podemos destacar arrecadação no comércio local e distribuição de cestas básicas e remédios para famílias carentes e mutirão para ajudar na reforma da residência de um membro do grupo que apresentava condições de risco para moradia. Para a execução desses trabalhos sociais o JUC realizava momentos culturais no Coreaú Social Clube, Festivais de Quadrilhas no antigo Centro Comunitário, desfiles, rifas e bingos.
A semente que foi plantada em 1994, cresceu e frutificou. Cada membro daquela época tomou caminhos diferentes, uns ascenderam profissionalmente, muitos constituíram família e assim continuam inseridos no projeto de Deus através das diversas pastorais da nossa Paróquia e até em outras cidades. Gostaria de destacar o Pe. Marcone Martins e a Irmã Nezinha que foram membros ativos do nosso Grupo de Jovens de Jovens – JUC e hoje servem a Deus por vocação missionária e pela vocação do Sacerdócio. 
            Élouvável ver que esse trabalho pastoral que foi iniciado há 20 anos, continua vivo no coração e na fé de cada jovem que hoje participa da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que conta com o apoio do nosso pastor Padre Lucione e do Padre Florêncio para dar continuidade àmissão de levar a palavra de Deus a toda criatura.
  
Raimundo Marques


  Homenagem ao JUC - Jovens Unidos a Cristo

Quando paro para pensar num passado bem próximo, logo vejo o quanto o JUC- Jovens Unidos a Cristo contribuiu para o meu amadurecimento cristão e o desenvolvimento intelectual. Quando vejo as fotografias dos membros do grupo de jovens daquela época, os meus olhos se enchem de lágrimas de pura saudade, que podemos defini-lo como muito aprendizado, oração, dedicação, Evangelização e outros adjetivos positivos. Também me lembro dos nossos queridos companheiros de Juc- Jovens Unidos a Cristo, pois cada um trilha a estrada que o Senhor o preparou. Quero aqui parabenizar e abraçar fraternalmente a cada um que já fez e faz parte do Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú-Ce, JUC- Jovens Unidos a Cristo, de maneira especial a duas pessoas que fizeram, faz e farão parte da história desse belo grupo de jovens. Estou me referindo a nossa inesquecível Irmã Raimundinha, ou melhor, meu anjo azul. Como costumava nos chamar, principalmente naqueles momentos mais difíceis, por que não dizer, nos momentos que estávamos lhe dando algum trabalho, como se diz na linguagem popular. A outra pessoa é a querida e amada por todos nós, Irmã Marinete. A senhora só temos a agradecer por tudo que fizeste por nós, e aqui não vou citar por que se não precisaria de muitos dias para descrever tudo de bom que ela nos fez e nos ensinou. Agradecer também aos nossos Párocos da época, que de certa forma contribuíram e muito, para o nosso desenvolvimento espiritual. Padre Rômulo e Padre Nery. Quero agradecer também a esses grandes Pastores que nos conduzem tão bem nos caminhos de Deus; chamados Padre Lucione e Padre Florêncio. Tenho certeza que eles são grandes exemplos para cada jovem que forma o JUC. Obrigado a todos que de maneira direta e indireta contribuíram para a existência desse maravilhoso Grupo de Jovens. JUC- Jovens Unidos a Cristo. PARABÉNS!


PARTE DO HINO DO JUC-JOVENS UNIDOS A CRISTO


A exemplo de Jesus que é vida sal e luz, doze apóstolos ele chamou e o primeiro grupo formou. Somos imagem e semelhança desse nobre criador, geração em prol da vida da justiça e do amor.

Refrão: Laiá, laiá, evangelize seu irmão, seja fermento sal e luz, juventude é mais que isso somos jovens unidos a Cristo, precisamos de Jesus.

Obs: Faltam três estrofes.