Business

22 de agosto de 2014

On sexta-feira, agosto 22, 2014 by PASCOM - coreaú
Papa Gregório IX, nascido Ugolino di Anagni (Anagni, ca. 1160 — Roma22 de Agosto de 1241) foi Papa de 1227 a 1241.
Filho do conde de Segni e sobrinho. do Papa Inocêncio III, estudou direito em Paris eBolonha. Feito cardeal em 1198, tornou-se cardeal-bispo de Óstia em 1206. Foi um importante incentivador dos dominicanos e dos franciscanos, tendo sido amigo pessoal do próprio São Francisco de Assis.
Organizou a Inquisição Pontifícia com o objectivo de reprimir as heresias, com a promulgação da bula "Licet ad capiendos" em 20 de abril de 1233, dirigida aos dominicanos, que passaram a liderar o trabalho de investigação, julgamento, condenação e absolvição dos hereges. Canonizou S. Francisco de Assis dois anos após sua morte, S. Domingos de Gusmão e Santo António de Lisboa.
Internamente encarregou Raimundo de Penaforte da elaboração de uma coletânea geral de leis em 1230, que vigorou como peça principal do direito canônico até 1918.
Pensa-se que o Papa Gregório IX foi visitado pelo Anjo Gabriel, que lhe disse que uma praga demoníaca estava próxima e, só convertendo toda a costa de África do Norte ao Cristianismo é que impediriam tal guerra.
Está sepultado na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.