Business

27 de novembro de 2012

On terça-feira, novembro 27, 2012 by Pe. Lucione Queiroz   Sem comentário
Oração Litúrgica 


Para compreender o caráter e o dinamismo da oração litúrgica, convém atermo-nos primeiramente à dupla dimensão que a celebração litúrgica possui. Esta se desenvolve per ritus et preces, isto é, por meio de ritos e orações. As preces ajudam a desviar o sentido dos ritos que se vão desenvolvendo. A celebração litúrgica tem, portanto, uma faceta de oração e outra de ação; é ato e prece intimamente unidas na entretecedura ritual. A oração litúrgica acompanha, envolve e, ao mesmo tempo, ilumina a ação litúrgica. Sendo a liturgia uma realidade central na vida da Igreja, a oração litúrgica é por isso a grande oração eclesial. Observaremos as distintas facetas da oração litúrgica para compreendê-la.




A oração litúrgica:


É um eco da história da salvação A História da Salvação é o diálogo entre Deus bom e misericordioso e a criatura humana, entre Deus e seu povo. Considerando a dimensão de oração da celebração litúrgica, é ela desvelada c
omo diálogo contínuo e interrupto com o Pai das misericórdias. Por meio da oração litúrgica, dá-se assim prosseguimento ao diálogo da História da Salvação. Uma oração que é a resposta do homem a Deus que o chama e lhe fala: essa realidade teológica manifesta-se na própria estrutura dialogal da prece litúrgica: o presidente pronuncia a oração e o povo responde associando-se e ratificando seu “Amém” a oração do ministro.


Uma oração pascal 

Sendo toda a liturgia da Igreja uma celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo, a oração litúrgica é oração pascal. Como a Páscoa do Senhor é o acontecimento central da História da Salvação, daí deriva também seu caráter de oração central e principal. Do Mistério Pascal fluem a força poderosa, a eficácia e toda a energia transformadora da oração litúrgica. Por brotar da Páscoa de Jesus Cristo, essa oração tem um valor objetivo, é uma participação dessa fonte viva. A Páscoa do Senhor é o dom divino máximo, e precisamente por isso deve ser celebrada; daí decorre que a prece litúrgica se transforme em “oração celebrativa”.


Uma oração de raiz bíblica

Como exala o decorrer da História da Salvação, a prece litúrgica é marcadamente bíblica; inspira-se explícita ou implicitamente na Sagrada Escritura: “desempenha papel de primordial importância na celebração litúrgica. Fornece as leituras e é explicada na homilia”.(cf.SC 24);a mesma linguagem empregada pela oração litúrgica está repleta de ressonâncias bíblicas. Na atual estruturação de todas as celebrações litúrgicas, estas não deixam de ter seu momento bíblico ou primeira parte da Liturgia da Palavra.

0 comentários:

Postar um comentário