Business

30 de novembro de 2014

On domingo, novembro 30, 2014 by PASCOM - coreaú
Ontem, sábado (29), a paroquia de Coreaú realizou um Encontro com os Coordenadores dos grupos, ministérios, pastorais e capelas, para tratar de assuntos referente a igreja. No evento, foi abordado assuntos como o calendário do Ano Jubilar da Diocese de sobral; sobre o dizimo, com o intuito de expandir a Pastoral do Dízimo para as capelas e comunidades; sobre os eventos da paróquia no mês de dezembro. Os presentes se reuniram em grupo para tratar da visita nas comunidades com o objetivo de ampliar a devolução do Dízimo.  









On domingo, novembro 30, 2014 by PASCOM - coreaú
Na última sexta-feira (28), o Pároco Pe. Lucione se reuniu com a Pastoral do Dízimo e Missionários de Visitação para tratar do dízimo na paróquia de Coreaú.

On domingo, novembro 30, 2014 by PASCOM - coreaú
Esta memória ao Imaculado Coração de Maria não é nova na Igreja; tem as suas profundas raízes no Evangelho que repetidamente chama a nossa atenção para o Coração da Mãe de Deus. Por isto na Tradição Viva da Igreja encontramos confirmada pelos Santos Padres, Místicos da Idade Média, Santos, Teólogos e Papas como o nosso João Paulo II.
“Depois ele desceu com eles para Nazaré; era-lhes submisso; e a sua mãe guardava todos esses acontecimentos em seu coração”. Estes relato bíblico que se encontra no Evangelho segundo São Lucas, uni-se ao do canto de Louvor – Magnificat – a compaixão e intercessão diante do vinho que havia acabado e a presença de Maria de pé junto a Cruz, para assim nos revelar a sintonia do Imaculado Coração de Maria para com o Sagrado Coração de Jesus. Dentre os santos se destacou como apóstolo desta devoção São João Eudes, e dentre os Papas que propagaram esta devoção de se destaca Pio XII que em 1942 consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria.
As aparições de Nossa Senhora em Fátima – Portugal- no ano de 1917, de tal forma espalhou a devoção ao Coração de Maria que o Cardeal local disse: “Qual é precisamente a mensagem de Fátima ? Creio que poderá resumir-se nestes termos: a manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual, para o salvar”. Desta forma pudemos conhecer do Céu que o Pai e Jesus querem estabelecer no mundo inteiro a devoção do Imaculado Coração que encontra fundamentada na Consagração e Reparação a este Coração que no final Triunfará.

Imaculado Coração de Maria …sede a nossa salvação!
On domingo, novembro 30, 2014 by PASCOM - coreaú
Era filho de um pescador da Galileia de nome Jonas e era irmão de Simão Pedro. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Foi o primeiro apóstolo de Jesus. Ele é mencionado no novo testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus. 

Aparece no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). 

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressussitado, testemunhou a Ascenção e recebeu o primeiro Pentecostes. 

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi alí também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local. 

Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X". Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa. 

Reflexão: 
Santo André, primeiro apóstolo de Jesus, é representado na iconografia cristã como um missionário abraçado a uma cruz em forma de X. Padroeiro dos açougueiros, pescadores e mineradores, é também patrono de diversos países, como Escócia, Espanha, Rússia e Grécia. 

Oração: 
Ó Deus, que a vossa Igreja exulte sempre no constante louvor do Apóstolo Santo André, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão, seja fiel a seus ensinamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

29 de novembro de 2014

On sábado, novembro 29, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

Nestes dias ( 27 e 28/11/2014) a fraternidade dos padres de nossa paróquia vivenciou um momento de convivência com os 08 (oito) seminaristas menores que estão concluindo a etapa do propedêutico e se preparando para ingressar no Seminário Maior no curso de Filosofia.
Foi um momento muito significativo para a fraternidade dos padres, onde puderam assim conhecer um pouco mais os candidatos ao seminário bem como serem conhecidos por eles, criando desde já um vinculo de ajuda mutua no processo do discernimento vocacional.
Este encontro teve como objetivo principal a formação litúrgica, abordando especialmente a ESPIRITUALIDADE DO TEMPO DO ADVENTO EM PREPARAÇÃO AO NATAL.
A formação se deu num clima muito descontraído e de certa forma livre, sem a preocupação de estar fazendo o que é certo ou errado, mas buscando descobrir o real sentido deste tempo do Advento que não se resume somente num tempo de celebração do Natal, mais acima de tudo fazer a memória do nascimento como cumprimento da promessa através da chegada do messias e ao mesmo tempo de espera da segunda vinda. Portanto podemos dizer que, este tempo do Advento é tempo de memória da chegada e de espera da segunda vinda do Senhor. 
Além do momento de formação tivemos também momento de descontração de conversas de convivência e de celebração.
Um bom banho de piscina, partilha na mesa durante as refeições e conversas descontraídas.
Agradecemos ao Seminário São José, por esta confiança depositada nesta fraternidade dos padres em Coreaú.




28 de novembro de 2014

On sexta-feira, novembro 28, 2014 by PASCOM - coreaú
São Gregório III (morto em 28 de novembro de 741), de data de nascimento desconhecida, natural da Síria, foi Papa e líder mundial do Cristianismo, foi consagrado em 11 de fevereiro de 731. Convocou um sínodo em Roma contrário à heresia dos iconoclastas, que condenou (731) e tirou Roma do domínio do exarcado de Ravena. Em luta constante contra o imperador bizantino e os lombardos, pediu ajuda armada a Carlos Martelrei dos francos, mas não a obteve. Renomeou São Bonifácio arcebispo da Germânia (732). As esmolas começaram a ser chamadas de "óbolo de São Pedro", sendo hoje uma das fontes de renda da cidade do Vaticano. Morreu em 29 de novembro de 741, e foi sepultado no oratório de Nossa Senhora, o qual havia construído para si na Basílica de São Pedro. Foi o últimoPapa não europeu antes do atual Papa Francisco.
On sexta-feira, novembro 28, 2014 by PASCOM - coreaú
O santo de hoje morreu dizendo “Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus”, isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.
Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.
Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.
Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.
Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.
São Tiago da Marca, rogai por nós!

27 de novembro de 2014

On quinta-feira, novembro 27, 2014 by PASCOM - coreaú


 São Virgílio


Nasceu na primeira década do século oitavo e foi batizado com o nome católico de Virgílio. Sentiu-se atraindo pela vida monástica e tornou-se monge na Irlanda. Mas em 743 deixou a ilha para evangelizar o continente e não voltou para sua terra natal. 

Residiu no reino dos francos na época do imperador Pepino, o breve. Mas logo foi cogitado para morar em Salisburgo, no território austríaco. Nesta diocese foi escolhido para ser bispo. 

Mas por causa de divergências políticas e doutrinais com Bonifácio, o grande evangelizador da Alemanha, que não aceitou o processo de escolha de Virgílio para o episcopado, o monge iralndês precisou esperar a morte de Bonifácio para poder ocupar a cadeira em Salisburgo. Não era a pessoa de Vírgilio que desagradava Bonifácio, mas o fato da escolha dele ter sido pelos poderes políticos. 

Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas. Abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo. 

Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. 

Reflexão: 
A natureza missionária da Igreja é perpetuada no tempo através do testemunho e trabalhos de homens e mulheres que dedicaram sua vida para fazer o nome de Jesus conhecido entre os povos. Assim foi a vida de são Vírgilio, que através de incansável apostolado, espalhou a boa nova de Jesus entre aqueles que ainda não haviam tomado contato com a mensagem libertadora do Cristo. 

Oração: 
Pai de bondade, pela inspiração de São Vírgilio, aumentai em nós o zelo missionário e infundi em nós o Espírito Santo, para que todas as nossas palavras seja para a glória do vosso nome. Por Cristo nosso Senhor. Amém. 


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


Santa Catarina Labouré


Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.
Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.
Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.
Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:
“A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem”.
Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: “Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações”.
Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.
Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa“.
Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.
Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.
Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.
Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.
Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.

Santa Catarina Labouré, rogai por nós!
On quinta-feira, novembro 27, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

On quinta-feira, novembro 27, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE

24 de novembro de 2014

On segunda-feira, novembro 24, 2014 by PASCOM - coreaú
Está encerrado a Festa de Cristo Rei do Universo na Comunidade de Lamarão. A Celebração de ontem (23) contou com a presidência do Pe Florêncio, a participação da comunidade de Agrovila, Marfim e a Pastoral da Comunicação - PASCOM.













On segunda-feira, novembro 24, 2014 by PASCOM - coreaú
Ontem (23), o grupo Jovens Unidos à Cristo de Coreaú Participa do DNJ de Moraújo


















On segunda-feira, novembro 24, 2014 by PASCOM - coreaú
Ontem (23), tivemos na capela de Santo Antônio de Pádua em Araquém a celebração dedicada ao Cristo Rei do Universo presidida pelo Pe. Florêncio.