30 de dezembro de 2018
Em dado momento o repórter perguntou: “Como Papa e Bispo de Roma, se sentiu, alguma vez, sob pressão para vender os tesouros da Igreja?”
“Esta é uma pergunta fácil. Não são os tesouros da Igreja, mas são os tesouros da humanidade. Por exemplo, se eu amanhã digo que a Pietà de Michelangelo será leiloada, não é possível, porque não é de propriedade da Igreja. Está em uma igreja, mas é da humanidade. Isso se aplica a todos os tesouros da Igreja”.
O Santo Padre recordou ainda: “Começamos a vender presentes e outras coisas que são dadas para mim. E os rendimentos da venda vão para Dom Krajewski, que é meu elemosineiro. E depois tem também a loteria. Há carros que foram vendidos ou cedidos em uma loteria e os recursos recolhidos utilizados para os pobres. Há coisas que se podem vender e essas se vendem”.
Do mesmo modo, explicou que “se fizermos um catálogo dos bens da Igreja, se pensa: a Igreja é muito rica. Mas, quando foi feito a Concordata com a Itália em 1929 sobre a Questão Romana, o governo italiano daquele tempo ofereceu à Igreja um grande parque em Roma. O papa na época, Pio XI, disse: não, eu gostaria apenas de meio quilômetro quadrado para garantir a independência da Igreja. Este princípio vale ainda hoje”.
“Os bens imóveis da Igreja são muitos, mas nós os usamos para manter as estruturas da Igreja e para manter muitas obras que são feitas em países necessitados: hospitais, escolas. Por exemplo, eu pedi para enviar ao Congo 50 mil euros para construir três escolas em lugares pobres; a educação é uma coisa importante para as crianças. Eu fui à administração competente, fiz este pedido e o dinheiro foi enviado”, explicou o Santo Padre.
Reportagem encontrada no link https.churchpop.com/se-igreja-e-tao-rica-por-que-nao-vende-seus-tesouros-papa-francisco-responde/
15 de dezembro de 2018
O acidente aconteceu na rodovia CE-371, no trecho que liga as cidades de Campos Sales e Antonina do Norte.
Das vítimas fatais, três eram mulheres e as outras três, homens, entre os quais o motorista do ônibus.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, muitas pessoas ficaram presas nas ferragens e foram retiradas cerca de uma hora depois do acidente. Os 25 feridos foram atendidas no Hospital Geral de Campos Sales e transferidos para outras unidades, de acordo com a gravidade de cada paciente.
Por outro lado, o motorista do caminhão sofreu fraturas nas pernas e foi atendido no hospital de Campos Sales.
Nesta quarta-feira, a Diocese de Crato (CE), à qual pertence a cidade de Campos Sales, enviou sua “solidariedade aos familiares das vítimas do acidente”.
“Em espírito de comunhão fraterna, rogamos a Deus que a todos conforte, ao mesmo tempo em que pedimos que acolha as vítimas na morada celeste”, afirmou em uma nota.
“Que este tempo do Advento, tempo de espera e oração, restaure as nossas esperanças e fortaleça, em nosso coração, a certeza da Ressurreição do Senhor”, acrescentou.
Por sua vez, o Santuário de São Francisco das Chagas, de Canindé, lamentou o ocorrido e pediu “a Deus, por intercessão de São Francisco, que dê o conforto necessário aos familiares das vítimas fatais e restabeleça a saúde dos feridos”.
Em Campos Sales, o prefeito Moésio Loiola de Melo decretou luto oficial de três dias na cidade e expressou seu pesar pelo acidente.
“A cidade está de luto, nossos conterrâneos, em viagem pelo enriquecimento da fé, agora estão próximos daquele que ainda nos fazem sentir um pouco de alívio, até mesmo nessas situações”, afirmou em nota.
“Campos Sales não será mais a mesma, pois carregará no livro de sua história, a doce recordação de que no dia de Santa Luzia houve a passagem espiritual de homens e mulheres, que aguerridos na fé, fizeram sua última viagem, e lá foram atendidos, pois agora encontram-se em outro plano, ao lado do nosso Pai Celestial”, completou.
Reportagem: acidigital. https://www.google.com.br/amp/s/www.acidigital.com/amp/noticias/onibus-de-romeiros-colide-com-caminhao-e-deixa-mortos-no-ceara-24089
12 de dezembro de 2018
Homem fez mais de 20 disparos após a missa das 12h15. Atirador foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, analista de sistemas. Polícia investiga motivação.
7 de dezembro de 2018
10 de novembro de 2018
26 de outubro de 2018
13 de outubro de 2018
7 de outubro de 2018
Filho de Antonio Aprígio de Mesquita e de Maria da Anunciação de Sousa. Batizado em Cariré aos 05 de julho de 1955 pelo Diác. Antonio Silveira Bastos. O pároco desta época era o Revmo. Pe. João Batista Ribeiro.
Iniciou os estudos na Escola Pública Isolada com a professora Maria Augusta. Logo depois foi transferido para o Patronato “Cel. João Rodrigues dos Santos”, antigo Educador Municipal. O Patronato era coordenado pelas Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Concluiu a 5ª série em 1966. Em 1967 foi estudar após exame de seleção ao ginásio e tendo sido aprovado no Colégio Estadual “Dom José Tupinambá da Frota” em Sobral concluindo o curso colegial em 1974. No mesmo ano, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, onde depois do vestibular iniciou o curso de Filosofia de dois anos e o curso de Teologia de quatro anos, em junho de 1980.
Recebeu a sagrada ordem do Diaconato em dezembro de 1979, na Catedral de Sobral, das mãos de Dom Walfrido Teixeira Vieira Bispo Diocesano. No dia 13 de Dezembro de 1981 foi ordenado Presbítero da Igreja pela imposição das mãos de Dom Walfrido Teixeira Vieira, na Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua, em Cariré, sua terra natal. Presidiu a primeira missa no mesmo dia às 19h, na mesma Igreja.
Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio: a religiosidade de sua genitora, a própria comunidade foi uma força, o apoio do vigário de então, Pe. José Aristides Cardoso e, posteriormente, a experiência dos trabalhos pastorais em fim de semana.
ATIVIDADES PASTORAIS:
PÁROCO E VIGÁRIO: Vigário cooperador em Massapê – 1982 a 1984 / Pároco de Frecheirinha – Dez/1984 a 12/1994. Neste período ficou também assistindo a Paróquia de Massapê, com o apoio dos Padres: Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva e Pe. João Batista Nery de Abreu. Em 1995, fixou residência como pároco de Massapê até Fev/2003. Pároco de Mucambo – 2003 a 2008 - Foi Pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral – 2008 a 2013 e Primeiro Pároco da Paróquia de São José no Bairro do Sumaré também Sobral – 2014 a 2017.
PASTORAIS E AFINS: No período de 1981 a 1984, serviu como Vice-Reitor do Seminário Diocesano. Durante dez anos trabalhou como Assessor da PJMP na Diocese. De 1981 a 1991, exerceu a função de acompanhante da Pastoral da Juventude e, em seguida, em virtude das necessidades, colocou-se a serviço das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Em Massapê, lecionou no Colégio “Maria do Carmo Carneiro” e dava acompanhamento pastoral e de formação no Colégio Adauto Bezerra. Foi membro do Colégio de Consultores da Diocese de Sobral. Sempre fomentou, conforme suas possibilidades, o crescimento das CEB’s e demais pastorais em todo o raio da Diocese de das paróquias por onde passou.
Fonte: UNGIDOS DO SENHOR NA EVANGELIZAÇÃO DO CEARÁ (1700 A 2004). Prof. Aureliano Diamantino Silveira. Tomo II. Pag. 205.
Na manhã deste domingo de eleições, a paróquia de Coreaú foi informado da morte do Padre João Batista de Sousa Mesquita. Ele foi pároco de Mucambo, Massapê, Frecheirinha e da paróquia de São José no Sumaré. Uma de suas últimas missões foi como vigário paroquial de Santana do Acaraú. Foi membro da Comunidade Eclesial de Base - CEB's. (Pascom Coreaú)
A Diocese de Sobral informa que o corpo do Padre Mesquita será velado à partir das 15h na Paróquia São José do Sumaré(Sobral) até as 17h e posteriormente será conduzido a cidade de Cariré onde será velado na Matriz de Santo Antônio, amanhã missa de corpo presente às 9h celebrada pelo Bispo Dom Vasconcelos e o Clero da Diocese de Sobral. (Portal Diocese de Sobral)
27 de agosto de 2018
A Diocese de Sobral está promovendo o Encontro de Formação em Gestão Eclesial nesta segunda-feira, 27, e na terça-feira, 28, no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso). O evento abrange questões dos setores contábil, financeiro e patrimonial e tem como público-alvo sacerdotes, secretários paroquiais e membros de setores financeiros, contábeis e patrimoniais.
O bispo da diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, explica que o principal objetivo é capacitar cada vez mais os sacerdotes e secretários (as) para uma boa administração paroquial. "Temos uma responsabilidade muito grande em administrar o que é do povo de Deus. Sacerdotes são responsáveis por uma comunidade paroquial que não tem fins lucrativos, mas lida com recursos. Precisa ser transparente e saber investir seus recursos para que o evangelho seja anunciado cada vez mais", ressalta.
Um dos assessores é Monsenhor Nereudo Freire Henrique, ecônomo da CNBB. A gestão eclesial está diretamente ligada à profissionalização, segundo Monsenhor Nereudo. "A organização religiosa é uma pessoa jurídica e requer a observância à legislação. Assim, vamos construir um ambiente mais transparente e no qual todos entendam que a gestão é uma ferramenta importante para a evangelização", completa.
24 de agosto de 2018
Dom Benedito, atualmente é Bispo Emérito de Itapipoca-CE, faz aniversário neste dia 24 de agosto. O Município de Coreaú, seu torrão natal, deve muitas honrarias a ele, pois durante uma década (de 1954 a 1964), Dom Benedito Albuquerque foi responsável pela implantação de diversas obras, não só de cunho religioso, mas também de caráter social, dentre as quais merece especial destaque o EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE - escola de onde saíram alunos que mais tarde se formaram e se transformaram em 'gente de verdade'. Coreaú se vangloria por ter dado à luz do mundo um ser humano da estirpe de Dom Benedito Albuquerque. (Escrito por Fernando Machado Albuquerque)
19 de agosto de 2018
9 de agosto de 2018
28 de julho de 2018
20 de julho de 2018
Começou ontem, dia 19 de julho, a sexta edição do Encontro Nacional da PASCOM, ocorrendo bienalmente na cidade de Aparecida-SP. Com o tema “Comunicação e Igreja", mais de mil pessoas se reúne dos quatro cantos do Brasil para momentos de formação do agentes de pastoral da comunicação. O evento vai até domingo, dia 22.
Fotos: PASCOM Brasil
Link: https://www.facebook.com/PascomBrasil/