23 de abril de 2015
On quinta-feira, abril 23, 2015 by PASCOM - coreaú
Em torno do século terceiro, quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
O Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus.
Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina. É local de peregrinação, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das Cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo.
A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Diz a lenda que São Jorge derrotou um pavoroso dragão, usando para isso sua fé em Jesus Cristo.
São Jorge virou um símbolo de força e fé. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica. A festa acontece no dia 23 de abril tanto no Ocidente como no Oriente.
Reflexão:
Na tradição popular a figura de São Jorge tem lugar garantido. Protetor fiel e corajoso do povo devoto, está presente em forma de imagens e quadros na maioria das casas católicas. São Jorge, apesar das confusões religiosas, que o levam sobretudo às religiões afro-brasileiras, é um santo católico, com, festa litúrgica oficializada e celebrada com fervor no oriente e no ocidente. Sua fama de guerreiro faz dele um santo invocado em situações limites e consideradas impossíveis.
Oração:
Deus Todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Pesquisa
Transmissão ao vivo
Postagens frequentes
Games
Games
Blogger templates
Sports
Blog Archive
-
▼
2015
(212)
-
▼
abril
(13)
- O DÍZIMO REFAS AS ENERGIAS
- 23-04: SANTO DO DIA: São Jorge Guerreiro
- Programação no Araquém durante a Peregrinação das ...
- CRUZ MISSIONÁRIA DO CENTENÁRIO
- Dom Sérgio da Rocha é eleito presidente da CNBB
- VISITA DAS IMAGENS PEREGRINAS - CENTENÁRIO DIOCESE...
- Papa Bento XVI completa 88 anos
- PROGRAMA " EM JUBILEU"
- HOMILIA DA MISSA DO SANTO CRISMA 2015 SOBRAL
- MISSA DEVOCIONAL A NOSSA SENHORA DE FATIMA
- QUINTA-FEIRA SANTA
- 02/04 - SANTO DO DIA: São Francisco de Paula
- 10 anos de saudades
-
▼
abril
(13)