Business

2 de abril de 2015

On quinta-feira, abril 02, 2015 by PASCOM - coreaú
Hoje (2 de abril) completa 10 anos da morte do Papa João Paulo II. Nascido em 18 de maio de 1920, Karol Józef Wojtyla teve o terceiro maior pontificado da história da igreja católica (27 anos) depois de São Pedro (37 anos) e Pio IX (31 anos). Foi também o primeiro papa não italiano depois do Holandês Adriano VI (Adriaan Floriszoon Boeyens) no ano de 1522.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmoIslãIgreja Ortodoxareligiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.
Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressarem italiano, francêsalemãoinglêsespanholportuguês,
ucranianorussoservo-croataesperanto,grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII; sua festa litúrgica celebrar-se-a no dia 22 de outubro.