30 de março de 2015
On segunda-feira, março 30, 2015 by PASCOM - coreaú
PAPA ESTEVÃO IX (X)
Papa Estêvão IX (Frederico de Lorena) foi um monge beneditino, eleito pontífice no dia 2 de Agosto de 1057 e faleceu no dia 29 de Março de 1058.
O futuro papa Estêvão IX era filho do duque Godofredo III da Baixa Lorena. Tornou-se bibliotecário da Santa Sé ao ser nomeado pelo seu primo, o Papa Leão IX, cerca de 1051. Acompanhou Leão IX nas suas viagens apostólicas pela Europa e fez parte da embaixada enviada em 1054 a Constantinopla, que acabou com a separação das Igrejas oriental e ocidental. No seu regresso, foi obrigado a tornar-se monge em Monte Cassino para escapar ao imperador Henrique III (o seu irmão rebelara-se contra o imperador). O Papa Vitor II fez dele abade e cardeal-presbítero. Acabou por suceder a este papa sendo consagrado a 3 de Agosto de 1057. Como papa continuou a reforma iniciada por Leão IX. Promoveu a cardeais dois activos membros dessa reforma, Pedro Damião e o monge Humberto, que participara com ele na viagem a Constantinopla. Quanto a Hildebrando (futuro Papa Gregório VII), enviou-o primeiro a Milão, para moralizar o clero local e depois à Alemanha, para induzir a regente, a imperatriz-mãe Agnes, a aceitar a sua eleição, da qual não tinha participado. Tinha combinado com Hildebrando a ida deste a França, começado negociações com a Igreja grega e tentava deter a invasão dos normandos, quando adoeceu gravemente. Antes de morrer, pediu aos cardeais que não elegessem o seu sucessor antes do retorno de Hildebrando. Foi sepultado na igreja de Santa Reparata em Florença.
PAPA JÚLIO III
O Papa Júlio III, nascido Gian Maria del Monte ou Giovanni Maria Giocci (Roma, 10 de setembro de 1487 — Roma, 23 de março de1555), teve o seu pontificado de 7 de fevereiro de 1550 até à data da sua morte. É o último dos papas da Alta Renascença.
Sucedeu ao seu tio como arcebispo de Siponto (Manfredonia) na Apúlia, em 1512, e também da diocese de Pavia em 1520.
Em 1536 foi nomeado cardeal-bispo de Palestrina pelo Papa Paulo III, a quem serviu em importantes legações; foi o primeiro a presidir ao Concílio de Trento, abrindo a primeira sessão em Trento, em 13 de Dezembro de 1545, com uma breve oração. Durante o concílio, foi o líder do partido papal contra o imperador Carlos V, com quem entrou em conflito por variadas vezes, especialmente quando, em 26 de março de 1547, transferiu o Concílio para Bolonha. Morreu de gota, em 23 de março de 1555.
Foi este Papa quem transferiu para o Mestrado da Ordem de Cristo, portuguesa, a arrecadação dos dízimos eclesiásticos, isto é, papais, no Brasil, em 1551.
Pesquisa
Transmissão ao vivo
Postagens frequentes
Games
Games
Blogger templates
Sports
Blog Archive
-
▼
2015
(212)
-
▼
março
(19)
- Papa Estevão IX (X) e Papa Júlio III
- 30/03 - SANTO DO DIA: São João Clímaco
- PROCISSÃO DE RAMOS 2015 - MANHÃ
- PROCISSÃO DE PASSOS 2015
- Cardeal Tauran, que anunciou a eleição do Papa Fra...
- PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA - MATRIZ
- PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2015
- Papa Clemente XI, Criador da Diocese de Belém-PA
- 19/03 - SANTO DO DIA: São José
- Papa Francisco fala sobre financiamento público de...
- Papa Honório III
- 18/03 - SANTO DO DIA: São Cirilo de Jerusalém
- 13/03 - SANTO DO DIA: Santa Eufrásia
- Papa Francisco completa 2 anos de Pontificado
- Papa São Inocêncio
- 12/03 - SANTO DO DIA: São Luís Orione
- Papa Celestino II
- 08/03 - SANTO DO DIA: São João da Cruz
- DOMINGO DIA DE MISSA
-
▼
março
(19)