Business

24 de março de 2014

On segunda-feira, março 24, 2014 by PeJose
Nossa Diocese promove nestes dias 24 e 25/03/2014 encontro de formação e estudo sobre a Pastoral da Visitação.
O assessor destes dias é o Pe. José Carlos Pereira que nos apresenta o objetivo da pastoral e os caminhos da nova evangelização.

“A pastoral da visitação pretende ser algo permanente, contínuo, fazendo com que a Igreja, representada nos agentes de pastoral da paróquia, vá até a as pessoas, e não apenas espere que as outras possam ir até ela”,

Todos sãos chamados a serem pastores do rebanho, já que “a pastoral da visitação nasce da necessidade de bons pastores, daqueles que deixam no redil as noventa e nove ovelhas que estão seguras e vão ao encontro daquela que se perdeu ou se desgarrou do rebanho”.
“O padre, sozinho, não consegue visitar a todos da sua paróquia. E, mesmo que conseguisse, não é correto que ele faça tudo sozinho. A paróquia não é somente o padre.” A necessidade de dividir o trabalho nas comunidades é imprescindível. “É preciso dividir trabalho, repartir funções, partilhar a vida e as ações, somar forças”.
O objetivo dessa pastoral é que seja algo além de uma “mera pastoral de visitação  e passe a ser uma pastoral decididamente missionária.
Portanto, nessa obra, o Pe. José Carlos traça os objetivos específicos da pastoral da visitação e a pedagogia da visitação, pois “não dá mais para enxergar a missão apenas como algo além da paróquia. Se a Igreja começa na família, a missão da Igreja deve começar nas paróquias.” Como formar missionários, se na paróquia não têm missionários?