Business

30 de maio de 2019

On quinta-feira, maio 30, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
             A comunidade de Aroeiras realizou no dia 29 deste mês, a cerimônia de coroação da imagem de Nossa Senhora. O cerimonial aconteceu na Capela Sra. Sant´Ana e marcou o encerramento das festividades do mês mariano onde várias imagens percorreram a comunidade em peregrinação. 
          A devoção mariana na comunidade é muito antiga e participada pelos fiéis que iniciam a cerimônia com a recitação do Santo Terço e encerra-se com a coroação da imagem de Nossa Senhora por um grupo de crianças ao som dos cânticos alusivos à Santa.


Por Alberto Portela - PASCOM







23 de maio de 2019

On quinta-feira, maio 23, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

A comunidade do Sítio Penedo, próximo ao Canto e Salva Vidas, foi incluída no calendário de celebrações da paróquia em 2018. Com o incentivo do pároco Pe. Denilson, a comunidade se reúne para celebrar pela primeira vez a Festa de Nossa Senhora das Graças. O primeiro objetivo da comunidade é concluir a construção de sua igreja. 


A abertura seu deu início nesta quinta feira, 23, com uma caminhada até a capela em construção. A festa este ano, terá como tema, Batizados e enviados: a igreja de Cristo em missão no Mundo, que, até o dia 30, refletirá sobre a missão da igreja católica perante a comunidade de fé.

Por Custódio Azevedo

Fotos: Página Nossa Senhora das Graças Sítio Penedo.

14 de maio de 2019

On terça-feira, maio 14, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Um novo decreto assinado pelo papa Francisco reconhecendo um segundo milagre atribuído a Irmã Dulce fará com que ela seja proclamada santa. A informação foi divulgada hoje pelo "Vatican News", canal oficial de comunicação do Vaticano. O site afirma que a canonização da Irmã Dulce acontecerá em "solene celebração de canonizações", mas a data não foi divulgada.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes(Salvador26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã DulceBeata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira, que fez muitas ações de caridade e assistência para quem mais precisava.

Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo. Na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio. Hoje atende diariamente mais de cinco mil pessoas.

Em sua homenagem, a estância balneária de Praia Grande (SP) nomeou o principal hospital da cidade como Hospital Irmã Dulce.

Irmã Dulce foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX. Suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo. Seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo.

Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do BrasilJosé Sarney, porém não ficou com o título. Em 2011, foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, sendo a beatificação o último passo antes da canonização. Irmã Dulce pode se tornar a primeira Santa Católica nascida no Brasil. Em 2001, foi eleita "a religiosa do século XX", em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É. Em 2012, foi eleita uma dos 12 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa feita pelo SBT, para eleger a personalidade que mais contribuiu para o país.

Em 2014 o governador da Bahia, Jaques Wagner, instituiu por um decreto a data de 13 de agosto como o Dia Estadual em Memória à Bem Aventurada Dulce dos Pobres. Contudo, a data não será feriado no estado, por não ter mais vagas disponíveis no calendário local.

Portal Vaticano e wilkepédia

On terça-feira, maio 14, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
Mais uma demonstração de fé marcou a abertura dos Festejos de Sta. Rita de Cássia na comunidade de Malhada Vermelha da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade - Coreaú.
Uma linda passeata saindo da sede da paróquia em direção ao local da festa, contou com a participação dos mais diferentes tipos de fiéis: cavaleiros, motoqueiros e motoristas.
A celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Marcone Martins, marcou o início das festividades, onde a capela local ficou lotada apesar do evento acontecer em uma segunda-feira.
A festa de Sta.Rita de Cássia acontecerá desde o dia 13 até o dia 22 de maio de 2019.
Parabéns a toda a comunidade bem como a todas as pessoas que participaram deste linda manifestação religiosa.

(Fotos: Ana Paula e Alberto Portela - PASCOM)













13 de maio de 2019

On segunda-feira, maio 13, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
A comunidade de Aroeiras foi agraciada com uma das maiores homenagens dedicadas às mães.
No último domingo dia 12, segundo domingo de maio às 10:00h, aconteceu na comunidade a Santa Missa dedicada às mães, onde mais de cem mães estiveram presentes.
A Santa Missa foi presidida pelo nosso Pároco Pe. Antônio Denilson e contou com a presença de toda a comunidade.
Depois da bênção final aconteceram as homenagens seguida distribuição de brindes, sorteios e um lanche oferecido às mães.
Tudo organizado pelos missionários e os brindes doados pelas pessoas da própria comunidade.
Que Deus abençoe a todas as pessoas que nos ajudaram para que tudo pudesse acontecer. 

Fotos: Alberto Portela e Sayonara Oliveira - PASCOM








9 de maio de 2019

On quinta-feira, maio 09, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O bispo de Sobral Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos foi eleito presidente do Regional NE 1. Este regional compreende todas as dioceses do Ceará. 

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos é natural de Garanhuns, nacido em 12 de maio de 1963. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e é o bispo diocesano de Sobral.

Foi ordenado presbítero a 9 de dezembro de 1989 por Dom Tiago Postma. Foi nomeado bispo titular de Canápio e auxiliar de Fortaleza pelo papa Bento XVI em 21 de março de 2012, recebendo a ordenação episcopal no dia 11 de junho de 2012, pelas mãos do bispo de Garanhuns Dom Fernando José Monteiro Guimarães. No dia 8 de julho de 2015 foi nomeado bispo da Diocese de Sobral pelo Papa Francisco, tomando posse canônica no dia 29 de agosto.

On quinta-feira, maio 09, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), foi eleito na manhã desta quinta-eira, 9 de maio, para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no próximo quadriênio. “Meu lema episcopal é Deus é amor. Então, por que Deus é amor eu aceito”, disse Dom Mol ao aceitar presidir a comissão.

Portal CNBB

6 de maio de 2019

On segunda-feira, maio 06, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, capital mineira, é eleito Presidente da CNBB. Nasceu em Cocos, na Bahia, em 26 de abril de 1954. 

Dom Walmor fez seus estudos escolares no Grupo Escolar Sebastião Azevedo, em Cocos, na Bahia, no período de 1961 a 1965. Em Caetité, frequentou o Seminário São José entre 1966 e 1968 e o Instituto de Educação Anísio Teixeira em 1969. Em Juiz de Fora estudou no Seminário Menor Santo Antônio nos anos 1970 e 1971.
Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, em São João del-Rei, onde concluiu em 1975. Fez seus estudos teológicos no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora no período de 1974 a 1977.
Foi ordenado padre no dia 9 de setembro de 1977, na cidade de Juiz de Fora e incardinado na Arquidiocese de Juiz de Fora. Obteve o mestrado em Ciências Bíblicas, pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, no ano de 1980Doutourou-se em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 1985.
Durante o seu presbiterato foi coordenador do curso de Teologia no Seminário Arquidioesano Santo Antônio, em Juiz de Fora; De 1980 a 1984 foi coordenador Arquidiocesano de Pastoral Vocacional; Professor de Exegese Bíblica; Vigário paroquial; Coordenador dos cursos de filosofia e teologia, em 1986 e 1987; Pároco entre os anos de 1988 a 1998; Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre 1987 e 1998; Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1989-1998; Membro do Conselho de Presbíteros, 1986-1998; Coordenador de região pastoral, 1986-1988; Professor do Centro de Ensino Superior, em Juiz de Fora (1986-1990); Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1991-1994); Chefe do Departamento de Ciência da Religião, em 1995 na Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Colégio de Consultores, de 1989 a 1998 e Professor de cursos de Férias na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1986-1991.
No dia 21 de janeiro de 1998, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Salvador, com a sé titular de Caliabria.[1]
Recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de maio de 1998, em Juiz de Fora, das mãos de Dom Frei Lucas Cardeal Moreira Neves, OPDom Clóvis FrainerOFMCap e de Dom Eurico dos Santos Veloso. Escolheu como lema de vida episcopal: Ut mederer Contritis Corde (Enviou-me para curar os corações feridos – Is 61,1d).
No dia 28 de janeiro de 2004, o Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Belo Horizonte, onde tomou posse no dia 26 de março do mesmo ano.[1] Em 1999 foi integrado como membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB, da qual assumiu como presidente desde 2004.
Em 2007 foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011. Em maio de 2007 participou da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, como membro delegado, na cidade de Aparecida. Mesmo ano que foi escolhido como presidente do regional Leste 2 (estados do Espírito Santo e Minas Gerais) da CNBB. No dia 8 de novembro de 2007 foi eleito membro da Academia Mineira de Letras.
No mês de outubro de 2008 participou da 12ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos que aconteceu em Roma.
Em maio de 2009 recebeu o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. O Papa Bento XVI, no dia 26 de agosto de 2009 o nomeou como membro da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano.
No dia 7 de março de 2010 recebeu o título de Cidadão Honorário de Ribeirão das Neves, e no dia 21 de março do mesmo ano, foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Aos 28 de julho de 2010 o Papa Bento XVI o nomeou como Ordinário para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil sem rito próprio, sendo o primeiro arcebispo fora da sé de São Sebastião do Rio de Janeiro a ser nomeado para este encargo.
On segunda-feira, maio 06, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
COMUNIDADE DE AROEIRAS REALIZA INVESTIDURA DE QUATRO COROINHAS


A Comunidade de Aroeiras realizou no último dia 05(cinco) de maio, na Capela Sra. Sant´Ana, a investidura de sua primeira turma de Coroinhas. Foram num total de 04(quatro) Coroinhas que servirão à comunidade e à sede da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.    

Os Coroinhas são: Ana Graziele M. Lino, Antonio Santhiago M. Lino, Simão Ney Viana Aguiar e Willgner Isaque Aguiar Portela.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Antônio Denilson, Pároco de Coreaú e contou com a presença da comunidade local.

Os Coroinhas tiveram como formador o Seminarista Nallysson Brito.



Por Alberto Portela - PASCOM
Fotos: Sayonara Oliveira - PASCOM