9 de abril de 2019
7 de abril de 2019
PROGRAMAÇÃO
--------------------------
DOMINGO DE RAMOS
A celebração do Domingo de Ramos tem dois momentos: a Benção dos Ramos, com a procissão entusiasmada de louvor; e a Missa, na qual refletimos sobre o Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Participar da Procissão de Ramos é acolher Cristo como o Bendito que vem em nome do Senhor, demonstrando que Ele é o centro de nossa vida. Os ramos são um sinal do encontro com Cristo em sua caminhada à Jerusalém. Ao levarmos os ramos para casa, simbolizamos nosso compromisso com Cristo de acompanhá-lo até a Casa do Pai, no Reino dos Céus.
DOMINGO DE RAMOS
7h – Matriz
10h – Aroeiras
10h – Malhada Vermelha
16h30 –Araquém
19h – Matriz
--------------------------
SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA SANTA
A espiritualidade destes dias pode ser resumida pelas palavras presentes no Prefácio da Paixão II: “Já se aproximam os dias da sua Paixão salvadora e Ressurreição gloriosa, pelo quais é vencida a soberba do antigo inimigo e se faz memória do Sacramento da nossa redenção”.
Os evangelhos relatam os últimos acontecimentos da vida de Jesus, deixando clara a intenção de Judas de trair o Senhor. Dominado pelo mal, Judas é expressão do mundo das trevas, representando o inimigo que persegue o justo. Nestes dias, a Igreja medita a Paixão de Cristo como fonte de vida eterna, perdão, graça da ressurreição e esperança da eternidade junto a Deus.
SEGUNDA-FEIRA SANTA
6h – Laudes
8h30 às 11h30 – Confissão na Igreja Matriz
15h- Via Sacra na Matriz
17h- Agrovila
18h30- Marfim
19h30- Boqueirão
19h- Celebração Mariana na Matriz
--------------------------
TERÇA-FEIRA SANTA
6h – Laudes
8h30 às 11h30 - Confissão em Aroeiras
15h- Via Sacra na Matriz
17h30- Salva Vidas
19h- Celebração Penitencial - Confissão após a Celebração
--------------------------
QUARTA-FEIRA SANTA
6h – Laudes
8h às 12h – Mutirão de confissão
15h às 17h30 – Confissões
19h – Ofício das Trevas - Confissão Após a Celebração
--------------------------
TRÍDUO PASCAL
QUINTA- FEIRA SANTA
A Quinta-feira Santa é o começo do Tríduo Pascal. No cenáculo, Jesus se revela como Mestre e diz o que é preciso para entrar em seu discipulado. Conta o Evangelho de João que, após lavar e enxugar os pés dos discípulos, Jesus disse: “Vocês me chamam Mestre e Senhor e eu o sou. Se eu lhes lavei os pés, vocês devem lavar os pés também uns dos outros” (Cf. Jo 13, 12-14). Eram os servos e os escravos que se ajoelhavam no chão, retiravam as sandálias, lavavam e secavam os pés dos senhores. Jesus se faz servo e propõe aos discípulos a prática do amor serviçal.
QUINTA-FEIRA SANTA
8h – Missa dos Santos óleos em Sobral
17h – Aroeiras
19h – Matriz - Trasladação do Santíssimo ate a Igreja São Francisco
--------------------------
SEXTA-FERIA SANTA
A Sexta-feira Santa, ou da Paixão, é o dia mais celebrado na devoção popular. Via-sacra encenada, procissão do Senhor morto, procissão do encontro e até a folclórica malhação do Judas mobilizam o sentimento, a devoção e a fé das pessoas.
SEXTA-FEIRA SANTA
6h – Laudes (Igreja São Francisco)
8h30 às 11h - Confissão
15h – Paixão e procissão
19h – Aroeiras
--------------------------
SÁBADO DE ALELUIA
O Sábado Santo ou de Aleluia é reservado ao silêncio e à esperança amorosa da ressurreição. Enquanto o Senhor desce às profundezas da condição humana mortal e vence o poder da morte eterna, a Igreja espera, ansiosa e confiante, na certeza de que Ele vive e, em breve, ecoará por todo o universo o Aleluia pascal, a passagem de toda a criação para a vida nova, libertada e definitiva. A fé e a esperança revestem o coração humano de paz.
Vigília Pascal
A Vigília Pascal é o rito mais longo do Ano Litúrgico e também mais importante por proclamar solenemente a ressurreição de Cristo, fundamento da fé. É oficiado após o escurecer do Sábado Santo, porque conforme a sagrada tradição judaica, ao anoitecer celebra-se o começo do dia seguinte. Portanto, na Vigília, já é proclamada a ressurreição do Senhor e, com Ele, toda Igreja passa da morte para a vida. Faz-se a renovação das promessas do batismo e a ceia eucarística, na qual o Irmão Ressuscitado reúne seus irmãos e irmãs na partilha do pão.
SÁBADO DE ALELUIA
6h – Laudes
9h30 – Visita e benção no Hospital
18h – Aroeiras (Aleluia)
20h – Missa de Aleluia
--------------------------
DOMINGO DE PÁSCOA
A ressurreição de Jesus é o ponto culminante da Semana Santa e do Ano Litúrgico. Conforme os relatos dos Evangelhos, a primeira pessoa a receber a comunicação de Cristo ressuscitado foi Maria Madalena, a discípula que mais o amava.
Com a ressurreição, Deus completa, por seu amor, aquilo que ainda nos faltava para sermos discípulos de Jesus e alcançarmos a santidade. Deus nos dá de presente aquilo que nós não fomos capazes conquistar por nossas próprias forças. E esse presente é a salvação, obtida para nós pela morte de Jesus. O que nos cabe na morte é aceitar o amor e deixar que ele nos transforme e nos faça santos como Deus deseja.
DOMINGO DE PÁSCOA
7h30 – Matriz
17h- Aroeiras
17h– Malhada Vermelha
19h – Matriz
3 de abril de 2019
Sr. Gerardo, mais conhecido como Sr. Gerardo Deda era membro da Irmandade do Santíssimo e católico fervoroso em nossa paróquia e, por motivos de sua saúde debilitada nos últimos anos se manteve afastado. Que nosso Senhor Jesus Cristo lhe receba com os braços abertos. Descanse em paz!
A família, nossos mais sinceros sentimentos e que Deus ilumine e conforte o coração de todos.
2 de abril de 2019
Coreaú, 01 de abril de 2019.
Que as Graças de nosso Senhor Jesus estejam em vossos corações.
Estimados conselheiros (as):
Coordenadores e vice das pastorais, MESC, missionários da Pastoral da Visitação, equipe dirigente do ECC, dois membros das comunidades paroquiais, irmãs religiosas, paz e bem.
Venho, cordialmente, convocar-lhes para realizarmos o nosso terceiro encontro neste ano de 2019. Em janeiro, realizamos nossa Assembleia Paroquial de Pastoral, na ocasião, traçamos nosso projeto pastoral com suas respectivas datas de reuniões e celebrações. Nosso segundo encontro aconteceu em fevereiro para estudarmos o tema da Campanha da Fraternidade – 2019. Agora, chegou o momento do terceiro encontro para estudarmos a “Espiritualidade da Semana Santa”. Nesta mesma ocasião, passaremos toda a programação da Semana Santa com suas respectivas missas e celebrações a acontecerem na Matriz e nas comunidades paroquiais.
Todos os membros do Conselho Paroquia de Pastoral sabem que exercem um serviço de muita importância na paróquia, pois são servos (as) do Senhor. Rezemos ao bom Pai para que sempre encha o coração de força, coragem, disposição e esperança para fazer uma igreja cada vez melhor.
Trago à memória que no último encontro ocorrido no Centro Santa Clara, poucas comunidades da Região do Araquém estiveram presentes, aguardo e espero que desta vez seja diferente. Será um momento de importância impar na convivência paroquial.
A sua presença é indispensável, neste momento tão importante para a caminhada de nossa Paróquia, saiba que ela necessita de pessoas como você. E com você neste barco que a Igreja de Coreaú se tornará, mas Profética e anunciadora das graças de nosso Pai Celeste.
Certo de que estaremos juntos, sobre a proteção de Nossa Senhora da piedade.
Dia: 06 de abril
Local: Centro Santa Clara
Horário: 8h às 12h da manhã
Tema: Espiritualidade da Semana Santa e orientação sobre as celebrações na Semana Santa.
Atenciosamente,
Pe. Antônio Denilson de Sousa