Business

29 de março de 2019

On sexta-feira, março 29, 2019 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

“Serás libertado pelo direito e pela justiça” (cf. Is 1,27).


Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília - DF nos dias 26 a 28 de março de 2019, assistidos pela graça de Deus, acompanhados pela oração da Igreja e fortalecidos pelo apoio das comunidades eclesiais, esforçamo-nos por cumprir nossa missão profética de pastores no anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e na denúncia de acontecimentos e situações que se opõem ao Reino de Deus.


A missão da Igreja, que nasce do Evangelho e se alimenta da Eucaristia, orienta-se também pela Doutrina Social da Igreja. Esta missão é perene e visa ao bem dos filhos e filhas de Deus, especialmente, dos mais pobres e vulneráveis, como nos exorta o próprio Cristo: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Por isso, nosso olhar se volta constantemente para a realidade do país, preocupados com propostas e encaminhamentos políticos que ameacem a vida e a dignidade dos pequenos e pobres.


Dentre nossas atuais preocupações, destaca-se a reforma da Previdência – PEC 06/2019 – apresentada pelo Governo para debate e aprovação no Congresso Nacional. Reafirmamos que “o sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade…), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores ético-sociais e solidários” (Nota da CNBB, março/2017).


Reconhecemos que o sistema da Previdência precisa ser avaliado e, se necessário, adequado à Seguridade Social. Alertamos, no entanto, que as mudanças contidas na PEC 06/2019 sacrificam os mais pobres, penalizam as mulheres e os trabalhadores rurais, punem as pessoas com deficiência e geram desânimo quanto à seguridade social, sobretudo, nos desempregados e nas gerações mais jovens. O discurso de que a reforma corta privilégios precisa deixar claro quais são esses privilégios, quem os possui e qual é a quota de sacrifício dos privilegiados, bem como a forma de combater a sonegação e de cobrar os devedores da Previdência Social. A conta da transição do atual regime para o regime de capitalização, proposto pela reforma, não pode ser paga pelos pobres. Consideramos grave o fato de a PEC 06/2019 transferir da Constituição para leis complementares regras previdenciárias como idades de concessão, carências, formas de cálculo de valores e reajustes, promovendo desconstruções da Constituição Cidadã (1988).


Fazemos um apelo ao Congresso Nacional que favoreça o debate público sobre esta proposta de reforma da Previdência que incide na vida de todos os brasileiros. Conclamamos as comunidades eclesiais e as organizações da sociedade civil a participarem ativamente desse debate para que, no diálogo, defendam os direitos constitucionais que garantem a cidadania para todos.


Ao se manifestar sobre estas e outras questões que dizem respeito à realidade político-social do Brasil, a Igreja o faz na defesa dos pobres e excluídos. Trata-se de um apelo da espiritualidade cristã, da ética social e do compromisso de toda a sociedade com a construção do bem comum e com a defesa do Estado Democrático de Direito.


O tempo quaresmal, vivido na prática da oração, do jejum e da caridade, nos leva para a Páscoa que garante a vitória, em Jesus, sobre os sofrimentos e aflições. Anima-nos a esperança que vem de Cristo e de sua cruz, como ensina o papa Francisco: “O triunfo cristão é sempre uma cruz, mas cruz que é, simultaneamente, estandarte de vitória, que se empunha com ternura batalhadora contra as investidas do mal” (Evangelii Gaudium, 85).


Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda por todos os brasileiros e brasileiras!


Brasília - DF, 28 de março de 2019.


Dom Cardeal Sergio da Rocha  

          Arcebispo de Brasília 

          Presidente da CNBB    

                                                                 

Murilo S. R. Krieger

Arcebispo de Salvador

Vice Presidente da CNBB


Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

25 de março de 2019

On segunda-feira, março 25, 2019 by PASCOM - coreaú



            O Conselho Missionário Paroquial - COMIPA, realizou no último final de semana nos dias 23 e 24 de março, a terceira missão desde sua formação. Desta vez as comunidades visitadas foram: Lamarão de Cima, Lamarão de Baixo e Chapada onde 23 (vinte e três) jovens dos grupos: JUBC (Araquém), JUC, SHALON e IAM (Sede) da paróquia nossa senhora da Piedade. 
         Fizeram missão corpo a corpo, momento forte de oração e celebrações com objetivo de fortalecer aquela comunidade para os serviços pastorais e comunitários. Participaram também os missionários das próprias comunidade e da comunidade do Mota (são José). 
          Com o apoio total das comunidades e do Pároco Pe. Denilson que não mede esforços para que a missão aconteça além da colaboração do Sr. Valtinho da Topic que voluntariamente fez o transporte dos missionários. 


Por Alberto Portela (PASCOM)
Fotos: Marcelo Ramos (Araqúem)

24 de março de 2019

On domingo, março 24, 2019 by PASCOM - coreaú



A comunidade do Alto do Limoeiro, integrante do Setor Paroquial Senhora Sant´Ana, realizou no último dia 19 de março, a primeira missa na Capela de Santa Terezinha ainda em construção. O evento serviu como encerramento do tríduo em homenagem à São José realizado no mencionado setor. Na oportunidade participaram da festa as comunidades de Mucambo dos Cristinos, Aroeiras e Sítio Penedo. A celebração teve como presidente o Pe. Antônio Denilson de Sousa, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e contou com a participação da comunidade local, a parte social ficou por conta da realização de um bingo de um liquidificador em prol da construção da capela.


Por Alberto Portela (PASCOM)

13 de março de 2019

On quarta-feira, março 13, 2019 by PASCOM - coreaú

O Setor Paroquial Sra. Sant´Ana que abrange as comunidades de Aroeiras, Mosquito, Mucambo e Alto do Limoeiro, com sede em Aroeiras, estará realizando no período de 16 a 19 de março do ano em curso, o Tríduo a São José, Padroeiro do Ceará. O evento acontecerá nas quatro comunidades-membro, sendo que cada uma sediará uma celebração mas com a participação de todas as comunidades-membro, como experiência no projeto de integrar a evangelização no referido setor visando aproximar mais as comunidades nesse contexto. Uma experiência nova que visa levar às comunidades a vivenciarem a realidade umas das outras e trocarem experiências mutuamente.

A programação do Tríduo a São José é a seguinte: No dia 16, sábado acontecerá a abertura na comunidade de Mosquito, às 18:00h com a Celebração da Palavra presidida pelos Seminaristas: Anderson Gomes e Nallysson Brito; No domingo, dia 17, acontecerá a Santa Missa na comunidade de Aroeiras, às 17:00h presidida pelo Pe. Denilson; Na terça-feira dia 18, será a vez da comunidade de Mucambo sediar a festa com a Celebração da Palavra às 19:00h tendo como celebrante o Ministro da Palavra Alberto Portela da comunidade de Aroeiras e na terça-feira, dia 19 (dia de S. José), acontecerá o encerramento do tríduo na comunidade de Alto do Limoeiro às 17:30h com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Denilson.

Por: Alberto Portela (PASCOM)