Business

26 de outubro de 2018

On sexta-feira, outubro 26, 2018 by PASCOM - coreaú   3 Comentários
O Pároco de Coreaú, Pe. Antônio Denilson de Souza, foi nomeado pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, reitor do Seminário de Filosofia São João Paulo II, vaga deixada pelo Pe. Ítalo Arcanjo que vai estudar na Espanha. 
Pe. Denilson já ocupou o cargo de vice-reitor do Seminário Propedêutico, coordenador diocesano de Pastoral e atualmente é vice-reitor deste mesmo  Seminário (São João Paulo II).







13 de outubro de 2018

On sábado, outubro 13, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O Papa Francisco vai canonizar neste domingo, 14, durante a celebração de missa solene na Praça de São Pedro, no Vaticano, Paulo VI, d. Oscar Romero e mais cinco beatos europeus. Entre eles está Nunzio Sulprizio, um jovem de 19 anos que nasceu em Pescara, na Itália, e foi operário e aprendiz de ferreiro. A cerimônia está marcada para as 10h30 no horário local (5h30 em Brasília).

A Oficina para a Canonização, da Arquidiocese de San Salvador, capital de El Salvador, da qual d. Oscar Ranulfo Romero y Galdamez foi arcebispo por pouco mais de três anos, organizou uma caravana para assistir à celebração. Deverão participar quase 7 mil romeiros saídos de El Salvador, segundo o cardeal salvadorenho Gregorio Rosa Chavez. Esses peregrinos estão alojados em hotéis e casas religiosas em Roma.
O maior número do público será formado por devotos do Norte da Itália, da região de Brescia e de Milão, onde Giovanni Montini exerceu o apostolado, antes de ser eleito papa em 1963, quando assumiu o nome de Paulo VI. Espera-se uma multidão próxima de um milhão de fiéis, somando-se as caravanas de devotos de todos os novos santos. A cerimônia de canonização de São João XXIII e de São João Paulo II, em 2014, reuniu aproximadamente 800 mil pessoas, segundo estimativas do Vaticano. 
Falecido em Castelgandolfo, aos 80 anos, em 6 de agosto de 1978, após 15 anos de pontificado, Paulo VI foi beatificado pelo papa Francisco, com a presença do papa emérito Bento XVI, em 19 de outubro de 2014. Seu corpo está sepultado na Basílica de São Pedro em um túmulo simples, como pediu em seu testamento.
Já d. Oscar Romero foi beatificado em maio de 2015. O papa Francisco empenhou-se pessoalmente em seu processo de canonização, que vinha sendo mantido em banho-maria na Congregação para as Causas dos Santos durante os pontificados de João Paulo II e de Bento XVI. Como mártir, ele não precisaria do reconhecimento de um milagre para ser declarado santo, mas foi apresentado um: a cura uma mulher que sofria grave risco de morrer de parto.
Os bispos de El Salvador pediram que Oscar Romero fosse canonizado em San Salvador ou na Cidade do Panamá, onde Francisco participará, em janeiro, da Jornada Mundial da Juventude. Como não poderia viajar a El Salvador e não queria encaixar a canonização na Jornada, o papa marcou a cerimônia para a Praça de São Pedro. 
Ao contrário dos beatos, que têm culto limitado, os santos podem ser venerados no mundo inteiro.
(Fonte: O Estadão)





7 de outubro de 2018

On domingo, outubro 07, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário


Filho de Antonio Aprígio de Mesquita e de Maria da Anunciação de Sousa. Batizado em Cariré aos 05 de julho de 1955 pelo Diác. Antonio Silveira Bastos. O pároco desta época era o Revmo. Pe. João Batista Ribeiro. 

Iniciou os estudos na Escola Pública Isolada com a professora Maria Augusta. Logo depois foi transferido para o Patronato “Cel. João Rodrigues dos Santos”, antigo Educador Municipal.   O Patronato era coordenado pelas Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Concluiu a 5ª série em 1966.  Em 1967 foi estudar após exame de seleção ao ginásio e tendo sido aprovado no Colégio Estadual “Dom José Tupinambá da Frota” em Sobral concluindo o curso colegial em 1974. No mesmo ano, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, onde depois do vestibular iniciou o curso de Filosofia de dois anos e o curso de Teologia de quatro anos, em junho de 1980.

Recebeu a sagrada ordem do Diaconato em dezembro de 1979, na Catedral de Sobral, das mãos de Dom Walfrido Teixeira Vieira Bispo Diocesano. No dia 13 de Dezembro de 1981 foi ordenado Presbítero da Igreja pela imposição das mãos de Dom Walfrido Teixeira Vieira, na Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua, em Cariré, sua terra natal. Presidiu a primeira missa no mesmo dia às 19h, na mesma Igreja. 

Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio: a religiosidade de sua genitora, a própria comunidade foi uma força, o apoio do vigário de então, Pe. José Aristides Cardoso e, posteriormente, a experiência dos trabalhos pastorais em fim de semana. 

ATIVIDADES PASTORAIS: 

PÁROCO E VIGÁRIO: Vigário cooperador em Massapê – 1982 a 1984 / Pároco de Frecheirinha – Dez/1984 a 12/1994. Neste período ficou também assistindo a Paróquia de Massapê, com o apoio dos Padres: Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva e Pe. João Batista Nery de Abreu. Em 1995, fixou residência como pároco de Massapê até Fev/2003. Pároco de Mucambo – 2003 a 2008  - Foi Pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral – 2008 a 2013 e Primeiro Pároco da Paróquia de São José no Bairro do Sumaré também Sobral – 2014 a 2017.

PASTORAIS E AFINS: No período de 1981 a 1984, serviu como Vice-Reitor do Seminário Diocesano. Durante dez anos trabalhou como Assessor da PJMP na Diocese. De 1981 a 1991, exerceu a função de acompanhante da Pastoral da Juventude e, em seguida, em virtude das necessidades, colocou-se a serviço das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Em Massapê, lecionou no Colégio “Maria do Carmo Carneiro” e dava acompanhamento pastoral e de formação no Colégio Adauto Bezerra. Foi membro do Colégio de Consultores da Diocese de Sobral. Sempre fomentou, conforme suas possibilidades, o crescimento das CEB’s e demais pastorais em todo o raio da Diocese de das paróquias por onde passou.

Fonte: UNGIDOS DO SENHOR NA EVANGELIZAÇÃO DO CEARÁ (1700 A 2004). Prof. Aureliano Diamantino Silveira. Tomo II.  Pag. 205.

On domingo, outubro 07, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Na manhã deste domingo de eleições, a paróquia de Coreaú foi informado da morte do Padre João Batista de Sousa Mesquita. Ele foi pároco de Mucambo, Massapê, Frecheirinha e da paróquia de São José no Sumaré. Uma de suas últimas missões foi como vigário paroquial de Santana do Acaraú. Foi membro da Comunidade Eclesial de Base - CEB's. (Pascom Coreaú)


A Diocese de Sobral informa que o corpo do Padre Mesquita será velado à partir das 15h na Paróquia São José do Sumaré(Sobral) até as 17h e posteriormente será conduzido a cidade de Cariré onde será velado na Matriz de Santo Antônio, amanhã missa de corpo presente às 9h celebrada pelo Bispo Dom Vasconcelos e o Clero da Diocese de Sobral. (Portal Diocese de Sobral)