Business

27 de agosto de 2018

On segunda-feira, agosto 27, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

A Diocese de Sobral está promovendo o Encontro de Formação em Gestão Eclesial nesta segunda-feira, 27, e na terça-feira, 28, no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso). O evento abrange questões dos setores contábil, financeiro e patrimonial e tem como público-alvo sacerdotes, secretários paroquiais e membros de setores financeiros, contábeis e patrimoniais.

O bispo da diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, explica que o principal objetivo é capacitar cada vez mais os sacerdotes e secretários (as) para uma boa administração paroquial. "Temos uma responsabilidade muito grande em administrar o que é do povo de Deus. Sacerdotes são responsáveis por uma comunidade paroquial que não tem fins lucrativos, mas lida com recursos. Precisa ser transparente e saber investir seus recursos para que o evangelho seja anunciado cada vez mais", ressalta.

Um dos assessores é Monsenhor Nereudo Freire Henrique, ecônomo da CNBB. A gestão eclesial está diretamente ligada à profissionalização, segundo Monsenhor Nereudo. "A organização religiosa é uma pessoa jurídica e requer a observância à legislação. Assim, vamos construir um ambiente mais transparente e no qual todos entendam que a gestão é uma ferramenta importante para a evangelização", completa.

24 de agosto de 2018

On sexta-feira, agosto 24, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O coreauense Benedito Francisco de Albuquerque, completa 90 anos de de vida. 

Dom Benedito, atualmente é Bispo Emérito de Itapipoca-CE, faz aniversário neste dia 24 de agosto. O Município de Coreaú, seu torrão natal, deve muitas honrarias a ele, pois durante uma década (de 1954 a 1964), Dom Benedito Albuquerque foi responsável pela implantação de diversas obras, não só de cunho religioso, mas também de caráter social, dentre as quais merece especial destaque o EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE - escola de onde saíram alunos que mais tarde se formaram e se transformaram em 'gente de verdade'. Coreaú se vangloria por ter dado à luz do mundo um ser humano da estirpe de Dom Benedito Albuquerque. (Escrito por Fernando Machado Albuquerque)

Dom Benedito foi ordenado diácono no dia 21 de março de 1953 e ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1953 na Catedral de Sobral. No dia 13 de dezembro de 1953, celebrou a primeira missa, em sua terra natal, Coreaú. Formado em Sociologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Foi ordenado Bispo e tomou posse na Diocese de Itapipoca no dia 5 de maio de 1985, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Mercês recebendo nomeação de Dom Aloísio Lorscheider.
No dia 25 de maio de 2005 o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade ao governo da Diocese de Itapipoca.


19 de agosto de 2018

On domingo, agosto 19, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
Queridos irmãos e irmãs paroquianos, Paz e bem da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Após um ano e sete meses, sinto-me agraciado por Deus pelo fato de conquistar e ser conquistado por pessoas simples, amáveis e, principalmente, cheias de Deus nesta paróquia. A história sesquicentenária da cidade de Coreaú nos apresentou um povoado, a exemplo das outras muitas cidades, que um dia se organizou na fé e começou a alcançar muitas conquistas no campo da religião e outros setores.
Celebrar a história de um povo é mergulhar no passado, compreender o presente e projetar o futuro. Queremos nesta festa de 2018, reviver simbolicamente um pouco de nossa história de fé. Quantos homens e mulheres se doaram no processo evangelizador? Quantas pessoas derramaram suor e gastaram suas vidas para verem Jesus tornar-me mais conhecido e amado? Quantos cristãos leigos e leigas se dedicaram as serviços pastorais? E, hoje, como é bonito ver nossa Matriz e Capelas com boa participação nos momentos de celebrações da vida e da fé! Como é bom ver a cidade e comunidade cristã enriquecida pelos valores cristãos, éticos e morais, sendo a Igreja uma grande mestra e mãe. É Deus agindo em nós para que sejamos os maiores, servindo e cuidando um dos outros (Mt 20,26).
Este ano de 2018 é um ano diferente para nós paroquianos de Coreaú, pois com júbilo iremos vivenciar o grande Kairós, a grande graça de celebrarmos uma festa religiosa após completarmos cento e cinquenta anos de história de fé e evangelização. Nesta festa, trataremos o tema: “PAI-NOSSO” e o Lema: “SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR!” Por isso, sintam-se convidados (crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres) a celebrar com alegria e entusiasmo este tempo favorável de encontro e transformação na Palavra de Deus, para que assim como nossa Senhora da Piedade, nossa excelsa padroeira, possamos dizer: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38).
Convidamos todas as famílias para participar destes momentos de partilha, oração, louvor e agradecimento ao Pai. Sua participação nas celebrações e momentos sociais fortalecerão e reafirmarão nossos laços enquanto família que contribui para o fortalecimento do culto, do templo e da evangelização. .
Elevemos a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, por intercessão de Nossa Senhora da Piedade, nossa prece pela proteção de todas as famílias. Que os exemplos de Maria, a Virgem a Piedade nos motive a viver os ensinamentos de Deus nas nossas famílias.
Sinta-se convidado, venha e celebre conosco, pois esta festa é sua.

Pe. Antônio Denilson de Sousa e  Pe. José Elmir Gomes



On domingo, agosto 19, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O administrador paroquial da Paróquia de São José em Sobral, Padre Lucas do Nascimento Moreira assume a Rádio Educadora do Nordeste, vaga deixada pelo Pe. Florencio.

Pe. Lucas é natural de Padre Linhares, distrito de Massapê. Como padre, foi vigário paroquial do Ipu. Em 2017 foi transferido para a Igreja de São José localizada no bairro Sumaré. Atualmente é diretor do Jornal centenário Correio da Semana.

9 de agosto de 2018

On quinta-feira, agosto 09, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
On quinta-feira, agosto 09, 2018 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

A Diocese de Sobral, formada por mais de 40 paróquias, está presente em toda a Região Noroeste do Ceará com um forte propósito: “Evangelizar. Para cada município, em suas respectivas paróquias, foi nomeado e enviado em missão um sacerdote denominado pároco, administrador ou vigário paroquial para que veja, conheça, escute e se faça presente na vida dos fiéis para juntos trabalharem em prol do anúncio do Santo Evangelho segundo o coração do Cristo Bom Pastor.
Nos limites que lhe são concedidos na provisão canônica, o Pároco, o administrador ou o Vigário paroquial devem zelar pelo patrimônio maior da Paróquia, ou seja, a Família. Por isso, ao lado dos leigos (as), religiosos (as) e em comunhão com todas as forças vivas da comunidade paroquial, os padres, devem realizar o trabalho pastoral em todas as regiões paroquiais, para que seja possível uma maior e melhor compreensão da Palavra e encontro com o Cristo Ressuscitado.
No início de cada ano, é de praxe as paróquias realizarem suas assembleias paroquiais. Nestes encontros acontecem momentos de avaliação, formação e planejamento. No planejamento se contemplam os horários das missas nas comunidades e matriz; calendariza-se os dias para a realização de retiros e reuniões; formações e encontros paroquiais diversos. Também, marcam-se as datas para a realização dos muitos festejos de padroeiros (as) nas comunidades e na Igreja Matriz. Em Coreaú, durante todo o ano, temos em média vinte duas (22) festas religiosas nas comunidades somadas com a Matriz, destacando-se como maior a Festa de Nossa da Piedade.
Nos festejos religiosos destacamos três pontos: a vivência da FÉ, da DEVOÇÃO e da MEMÓRIA. Falar em “fé” é o mesmo que aceitar como verdadeira a Palavra revelada por Deus, é aderir voluntariamente às verdades que Deus comunicou à humanidade, sem as aumentar nem as diminuir. Alegramo-nos com a Palavra que nos fortalece, com o Cristo que nos orienta e salva, por isso, não podemos deixar de falar sobre as coisas que descobrimos e ouvimos a partir de nossa fé revelada, professada e vivenciada (At 4,20). Enfim, nossas festas religiosas são momentos oportunos e propícios para se viver a fé e o cumprimento do Evangelho.
A exemplo do que alguns pensam, uma festa religiosa não é o caminho mais fácil para se ganhar dinheiro na Igreja não, mas sim, uma grande oportunidade para se evangelizar por meio do grande retiro espiritual que dura em média dez (10) dias na Matriz e nas comunidades com a presença do sacerdote e dos fiéis. Enfim, o intento ou o fim último de uma festa religiosa é a EVANGELIZAÇÃO. Infelizmente, algumas pessoas esquecem que “uma festa religiosa não pode se confundir com outros tipos de eventos”. Portanto, para evitar exageros e desconforto entre ambas as partes, direcionamos este comunicado aos PROMOTORES DE EVENTOS (festas de forró, pagodes, sertanejos e outros) paralelos aos festejos religiosos:
a. Quem contratar festas dançantes e/ou particulares no período dos festejos religiosos em COREAÚ OU COMUNIDADES, não lhe é concedido o direito para associar o nome da Igreja Católica em suas divulgações;

b. É PROIBIDO se utilizar a expressão em cartazes, chamadas em rádios, carros volantes e nas redes sociais: Exemplo: “EM COMEMORAÇÃO AOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA (...) OU FESTA (FESTEJOS) DE SETEMBRO EM COREAÚ”.
Explico: Comemoramos nossos festejos com missas e outros eventos previamente aprovados com a comissão organizadora e, nunca, com bandas de forró. Nossas comemorações se resumem em missas, barracas das famílias, promoções e outros momentos sociais. Neste período o único festejo é o religioso, o que mais acontece são eventos paralelos, logo, ao se referir aos termos festejos ou festa de setembro, não há outra a não ser a religiosa;
c. É PROIBIDO se utilizar a expressão em cartazes, chamadas em rádios, carros volantes e nas redes sociais: “ENCERRANDO OS FESTEJOS DE COREAÚ”.
Explico: O encerramento dos Festejos se dá com a missa, procissão que percorre as ruas de nosso Coreaú ou com leilões nas comunidades e não com bandas expressivas de forró.
Por fim, FIQUE CLARO que não somos contra o povo se divertir e se alegrar das mais variadas formas culturais, mas, a única coisa que queremos é que esses momentos de lazer e festas dançantes ocorram sem nenhuma ligação com a religiosidade que se expressa com maior força na Festa de Nossa Senhora da Piedade em setembro próximo.
Como Pastores desta porção do Povo de Deus, em Coreaú, agradecemos a compreensão de todos e desejamos uma festa abençoada neste ano de 2018 que acontecerá de 05 a 15 em nossa Cidade. Que nossa Senhora da Piedade interceda por nós e nos ajude a vivenciarmos um ano santo repleto da Misericórdia de Deus. Que Deus vos abençoe.

Pe. Antônio Denilson de Sousa e Pe. José Elmir Gomes.