O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado a primeira vez em 7 de maio de 1967 pelo, então papa da época, Paulo VI para mostrar a importância da utilização dos meios de comunicação para evangelização levando a nossa igreja para os quatro cantos do mundo. Uma das peças fundamentais para a celebração deste dia voltado para comunicação da igreja foi com a criação da Pastoral da Comunicação (PASCOM)
A Pascom surgiu em resposta à urgente necessidade da Igreja em utilizar e evangelizar os meios de comunicação social. Sua pedra fundamental é a carta encíclica Miranda Prorsus (Os maravilhosos progressos), escrita pelo papa Pio XII, em 1957. Esta é uma pastoral específica dentro da Igreja, com orientações e documentos do Vaticano e do Pontifício Conselho para as Comunicações, que se ocupa dessa missão. Atualmente, em nível de CNBB, a Pascom se situa na Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social.
Em Coreaú não foi diferente. a Pascom teve sua primeira reunião em 5 de maio de 2013, realizado pelo pároco da época Pe. José Lucione com a intenção de formular um jornal informativo e também fazer com que as missas ultrapasse as paredes da igreja. Daí então, surgiu o blog de transmissão, projeção das missas para fora da igreja; matéria, reportagens e o projeto "Cinema nas Comunidades"
No último sábado, dia 20, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Coreaú celebrou antecipadamente o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, numa missa bem participativa, com a presidência do pároco Pe. Denilson de Sousa e equipe de celebração Pascom. este anos o Papa Francisco convida-nos a "Comunicar a esperança e confiança no nosso tempo. É a terceira vez que a paróquia comemora este dia tão especial para igreja.
0 comments:
Postar um comentário