Business

22 de fevereiro de 2017

On quarta-feira, fevereiro 22, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário


Queridos irmãos e paroquianos, paz e bem!

É com muita alegria que pela primeira vez me dirijo a cada agente de pastoral, articuladores das comunidades e paroquianos presentes em todo o território paroquial. Desde o dia doze de fevereiro, oficialmente, eu Pe. Antônio Denilson de Sousa e Pe. Valdir Braga fomos empossados como novo Pároco e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Chegamos pouco conhecendo, mas precisamos rapidamente estreitar os laços de amizade para melhor trabalharmos.
Na caminhada pastoral de uma Paróquia sempre se faz necessário refletir, avaliar, propor e apresentar alternativas para que sejamos fiéis à missão de anunciar o Evangelho. Esse caminho conta com as experiências vivenciadas ao longo deste tempo cronológico que ultrapassam anos de história e evangelização na igreja local de Coreaú. Desafios e questionamentos marcam a nossa história, principalmente no que se diz respeito ao ser humano, à família e aos valores éticos e morais. Não faltam dificuldades em nossos ambientes eclesiais, ou seja, nas comunidades e pastorais, mas vale ressaltar que em nossas práticas de fé temos buscado viver a alegria do amor.
Motivados pelo Ano Mariano e pela vivência do novo Plano Diocesano de Pastoral apresentado na 34ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em dezembro passado, queremos iniciar esta nova etapa pastoral. Para que possamos realizar uma ação orgânica na caminhada pastoral de nossa Igreja convocamos a participação dos que estão abaixo relacionados na Assembleia Paroquia da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade que acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2017 (sábado e domingo) das 8h da sexta às 11h30 do domingo.
Devem participar da Assembleia:
1. Padres da Paróquia;
2. Secretária Paroquial;
3. Articulador e Vice dos Setores;
4. Articulador e Vice das Comunidades;
5. Articulador e Vice das Pastorais;
6. Articulador e Vice dos Grupos e Movimentos.

PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de fevereiro
7h30 - Credenciamento e acolhida
8h – Oração e Palavra do Pároco
8h30 – Lanche
9h – Apresentação do Plano Diocesano de Pastoral – 2017 a 2019
9h50 – Organização dos grupos para os trabalhos durante a Assembleia
10h – Estudo das Urgências Diocesanas
10h40 – Escolha dos Articuladores para cada Urgência Diocesana
11h – Estudo da 1ª Reflexão
12h – Almoço
14h30 – Oração
14h45 – 2ª Reflexão - Calendarização das atividades a partir do Plano Diocesano de Pastoral
16h – Lanche
16h30 – Plenária da 1ª Reflexão
17h – Estudo do Ano Mariano
17h30 – Plenária da 2ª Reflexão
18h30 – Santa Missa
Dia 26 de fevereiro
8h – Oração
8h30 – Estudo da CF 2017
9h30 – lanche
10h – Calendarização
12h – Encerramento

ORIENTAÇÃO ÀS COMUNIDADES
COMUNIDADE: ____________________________________________________
Estimados irmãos na fé e queridos paroquianos presentes em todo o território paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Paz e bem da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com o intuito de dar os primeiros passos no conhecimento do território paroquial, venho por meio deste pequeno anexo pedir a vossa ajuda no tocante ao preenchimento das seguintes informações que serão de valiosa importância à pessoa do pároco e vigário paroquial. Perdoem-nos pela pressa e urgência do pedido, mas necessitamos da compreensão e ajuda. Aguardo.
Orientação às comunidades:
1. Cada Articulador de Comunidade deve entregar na Secretaria da Paróquia uma cópia das chaves da Igreja e do sacrário;
2. Apresentar a COMISSÂO PASTORAL ADMINISTRATIVA DA COMUNIDADE (COPAC)
EXPLICO: Um dos segredos do sucesso é a organização. Uma empresa, uma instituição ou um grupo desorganizado não pode experimentar sucesso. Nossa Igreja (sede e comunidades) não foge à regra. Precisamos nos organizar. O primeiro passo é termos definido o grupo de pessoas que compõem a organização e liderança da comunidade local, o COPAC (Comissão Pastoral Administrativa da Comunidade). Esta orientação surge do Estatuto atual da Diocese de Sobral sobre os três Conselhos a existir em toda Paróquia: Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Conselho Administrativo Paroquial (CAP) e Conselho Pastoral Administrativo da Comunidade (COPAC). Sou conhecedor da existência de um grupo de pessoas que são responsáveis pela administração organizacional e pastoral de cada Comunidade com suas respectivas Capelas, mas, precisamos ter nomes claros neste conselho local da comunidade, com o conhecimento de suas devidas funções, para melhor conduzirmos a Igreja de Deus. Cada Capela deve ter o grupo administrativo formado pelos seguintes membros:
a. Coordenador: _____________________________________________________
b. Vice Coordenador: _________________________________________________
c. Secretário: _______________________________________________________
d. Animador Catequético e Litúrgico: ____________________________________
e. Pastoral do Canto: _________________________________________________
f. Tesoureiro e Dízimo:_______________________________________________
g. 1º Conselheiros: ___________________________________________________
h. 2º Conselheiro: ____________________________________________________

3. Apresentar as atividades semanais existentes na Comunidade.
Segunda:_______________________________________________________________
Terça: _________________________________________________________________
Quarta:________________________________________________________________
Quinta: ________________________________________________________________
Sexta: _________________________________________________________________
Sábado: _______________________________________________________________
Domingo: ______________________________________________________________
Obs.: Este relatório deve ser entregue até o dia 23 de fevereiro na secretaria da Paróquia.


ASS.: Pe. Denilson

21 de fevereiro de 2017

On terça-feira, fevereiro 21, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
A Paroquia de Nossa Senhora da Piedade de Coreaú, através de seu pároco Pe. Antônio Deilson de Sousa e seu vigário paroquial Pe. Valdir Braga, convida os coordenadores e vice-coordenadores das pastorais, grupos, movimentos, ministérios, bem como coordenadores dos concelhos das capelas para participar da Assembleia Paroquial de Pastorais que ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro (sábado de 8h00 às 18h00 e domigo de 8h00 ao meio-dia). A presença de todos é muito importante para o planejamento anual desta paróquia.

15 de fevereiro de 2017

On quarta-feira, fevereiro 15, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
Ocorreu no último domingo, dia 12 de fevereiro, a solenidade de posse canônica do Pe. Antônio Denilson de Sousa e de seu auxiliar Pe. Valdir Braga. Pe. Denilson é o 32° padre a frente da paróquia de Nossa Senhoa da Piedade de Coreaú. A sumiu o lugar do Pe. José Lucione Queiroz de Holanda que foi transferido para a Catedral da Sé de Sobral. Novo pároco é um padre jovem com 35 anos de idade. Natural de Acaraú, desde cedo vem despertando a vocação de ser padre, estudando em duas escolas religiosas de sua cidade. Foi ordenado presbítero no dia 11 de julho de 2009 e consequentemente a sumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora do Carmo em Taperuaba, distrito de Sobral. Coreaú é a sua segunda paróquia como pároco.




On quarta-feira, fevereiro 15, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O nomeado, padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, é do clero da diocese de Crato


Acolhendo o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Tianguá (CE), apresentado por dom Francisco Javier Hernandez Arnedo, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, o papa Francisco nomeou padre Francisco Edimilson Neves Ferreira como novo bispo da diocese. Atualmente, o reverendo é pároco e cura da catedral e consultor da diocese de Crato (CE).
Padre Francisco Edimilson Neves Ferreira nasceu aos 3 de outubro de 1969, em Jardim (CE). Ingressou no seminário em Crato e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Regional de Parainha, em Fortaleza (CE). O sacerdote é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. A ordenação presbiteral do novo bispo de Tianguá foi em 12 de dezembro de 1997. 
Entre as atividades desenvolvidas na caminhada sacerdotal de padre Francisco Edimilson estão os serviços de pároco, professor, diretor espiritual no Seminário diocesano São José. Também foi coordenador diocesano de Pastoral por 14 anos e gerente executivo da Fundação Padre Ibiapina. É membro do Instituto Cultural do Cariri, cadeira Monsenhor Rubens Lóssio

13 de fevereiro de 2017

On segunda-feira, fevereiro 13, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
No último sábado, dia 11 de fevereiro, o agora, ex-pároco de Coreaú, Pe. José Lucione Queiroz de Holanda junto com o seu auxiliar Pe. Helandino Sampaio Paiva tomaram posse para o pastoreio da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Catedral da Sé, igreja mãe da Diocese. Pe. Lucione é o 19º pároco daquela paróquia. Em uma solenidade presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos com a presença de vários padres, da comunidade local (Sobral), de Coreaú, e outras paróquias.

O início se deu com a leitura de uma carta escrita por Dom Vasconcelos e lida pelo vigário geral diocesano Pe. Gonçalo Pinho. Em seguida, o pároco faz o juramento perante o bispo. Depois, a proclamação das leituras, inclusive do evangelho proclamado pelo pároco. Após a homilia, os padre empossados receberam a chave da igreja, a chave do sacrário, os instrumentos para o batismo e a estola roxa, que simboliza a penitência. Em seguida a assinatura da ata de posse. Ouve também uma carta escrita pelo bispo Dom Vasconcelos dirigindo-se às comunidades lida pelo Pe. Jairo. As considerações finais foi realizada pelo representante do conselho de pastoral da catedral e pela a representante da paróquia de Coreaú. Por fim, o primeiro discurso do Pe. Luicione como pároco da Catedral da Sé.







8 de fevereiro de 2017

On quarta-feira, fevereiro 08, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Após 5 anos e 1 mês exatos de seu pastoreio em Coreaú, Pe. Lucione foi recebido com uma calorosa salva de palmas. Isso ocorreu na missa do último domingo da igreja matriz, solenidade que marcou sua despedida. Ele chegou no dia 3 de janeiro de 2012 e foi empossado no dia 5 de janeiro do mesmo ano pelo, então​ bispo da época, Dom Odelir Magri. Sua passagem em Coreaú foi marcada pelo o investimento na juventude e nas comunidades da Paróquia. Construiu e reformou várias capelas, abrangendo todo território paroquial e incluindo novas comunidades; trouxe eventos como Renascer, que atraia jovens para os grupos de oração; trouxe o espetáculo musical como a peça teatral Perfeicão; fortalesceu o grupo de oração Jesus Misericordioso, com a criação do ministério de música Machiah e Jesus Misericordioso Kids; fundou a Pastoral da Comunicação; implantou o sistema de transmissão ao vivo através de um blog (Web tv ágape); Implantou o telão para a transmissão das missas fora da igreja; criou o Cinema Católico nas comunidades e bairros; criou o Arraiá Paroquial;