Business

28 de janeiro de 2017

On sábado, janeiro 28, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
No último dia 27 de janeiro, os Diáconos Valdir Braga e Jocélio Mendes Medeiros foram ordenados presbítero. A solenidade aconteceu na Catedral da Sé (futura paróquia do Pe. Lucione) pela as mão do bispo diocesano Dom José Luiz Gomes Vasconcelos. Estavam presente o clero diocesano e população em geral. O agora Pe. Valdir, irá assumir sua missão na paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Coreaú junto como o novo pároco Pe. Denilson de Sousa. Por sua vez, o Pe. Jocélio será vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú, cujo pároco é  Pe. Edmilson Eugênio.


24 de janeiro de 2017

On terça-feira, janeiro 24, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
O 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado, este ano, no dia 28 de maio, Ascensão do Senhor. Porém, por tradição, a mensagem é divulgada pelo papa Francisco no dia de São Francisco de Sales, patrono dos escritores e jornalistas, comemorado em 24 de janeiro. “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo” é o tema da mensagem apresentada por Francisco que propõe um estilo "aberto e criativo" para comunicar esperança.
No comunicado, o papa encoraja a todos que trabalham neste campo para que comuniquem de modo construtivo, isto é, rejeitando preconceitos e promovendo uma cultura do encontro.
Na mensagem, Francisco ressalta que o protagonista da notícia não pode ser o mal - que nos leva à apatia, ao desespero e a anestesiar a consciência –, mas a solução aos problemas, com um estilo comunicador aberto e criativo. “Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e por conseguinte não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero”, reflete Francisco.
A realidade não tem um significado unívoco, afirma o papa. "Tudo depende do olhar com que a enxergamos, dos 'óculos' que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diferente. Portanto, o ponto de partida bom para ler a realidade é a Boa Notícia por excelência, ou seja, o Evangelho de Jesus Cristo", escreveu o pontífice.
Esta boa notícia, explica, não é boa porque nela não se encontra sofrimento, mas porque o próprio sofrimento é vivido num quadro mais amplo, como parte integrante do amor de Cristo ao Pai e à humanidade. Em Cristo, Deus fez-Se solidário com toda a situação humana, revelando-nos que não estamos sozinhos, porque temos um Pai que nunca pode esquecer os seus filhos.
Leia a mensagem na íntegra
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O 51ª DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
Tema: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5).
"Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo"
Graças ao progresso tecnológico, o acesso aos meios de comunicação possibilita a muitas pessoas ter conhecimento quase instantâneo das notícias e divulgá-las de forma capilar. Estas notícias podem ser boas ou más, verdadeiras ou falsas. Já os nossos antigos pais na fé comparavam a mente humana à mó da azenha que, movida pela água, não se pode parar. Mas o moleiro encarregado da azenha tem possibilidades de decidir se quer moer, nela, trigo ou joio. A mente do homem está sempre em ação e não pode parar de “moer” o que recebe, mas cabe a nós decidir o material que lhe fornecemos (cf. Cassiano o Romano, Carta a Leôncio Igumeno).
Gostaria que esta mensagem pudesse chegar como um encorajamento a todos aqueles que diariamente, seja no âmbito profissional seja nas relações pessoais, “moem” tantas informações para oferecer um pão fragrante e bom a quantos se alimentam dos frutos da sua comunicação. A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade.
Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de se fixar a atenção nas “notícias más” (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falimento nas vicissitudes humanas). Não se trata, naturalmente, de promover desinformação onde seja ignorado o drama do sofrimento, nem de cair num otimismo ingénuo que não se deixe tocar pelo escândalo do mal. Antes, pelo contrário, queria que todos procurássemos ultrapassar aquele sentimento de mau-humor e resignação que muitas vezes se apodera de nós, lançando-nos na apatia, gerando medos ou a impressão de não ser possível pôr limites ao mal. Aliás, num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e por conseguinte não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero.
Gostaria, portanto, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia. A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da “boa notícia”.
A boa notícia
A vida do homem não se reduz a uma crônica asséptica de eventos, mas é história, e uma história à espera de ser contada através da escolha duma chave interpretativa capaz de selecionar e reunir os dados mais importantes. Em si mesma, a realidade não tem um significado unívoco. Tudo depende do olhar com que a enxergamos, dos “óculos” que decidimos pôr para a ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa. Então, qual poderia ser o ponto de partida bom para ler a realidade com os “óculos” certos?
Para nós, cristãos, os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia: partir da Boa Notícia por excelência, ou seja, o “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1, 1). É com estas palavras que o evangelista Marcos começa a sua narração: com o anúncio da “boa notícia”, que tem a ver com Jesus; mas, mais do que uma informação sobre Jesus, a boa notícia é o próprio Jesus. Com efeito, ao ler as páginas do Evangelho, descobre-se que o título da obra corresponde ao seu conteúdo e, principalmente, que este conteúdo é a própria pessoa de Jesus.
Esta boa notícia, que é o próprio Jesus, não se diz boa porque nela não se encontra sofrimento, mas porque o próprio sofrimento é vivido num quadro mais amplo, como parte integrante do seu amor ao Pai e à humanidade. Em Cristo, Deus fez-Se solidário com toda a situação humana, revelando-nos que não estamos sozinhos, porque temos um Pai que nunca pode esquecer os seus filhos. “Não tenhas medo, que Eu estou contigo»” (Is 43, 5): é a palavra consoladora de um Deus desde sempre envolvido na história do seu povo. No seu Filho amado, esta promessa de Deus – “Eu estou contigo” – assume toda a nossa fraqueza, chegando ao ponto de sofrer a nossa morte. N’Ele, as próprias trevas e a morte tornam-se lugar de comunhão com a Luz e a Vida. Nasce, assim, uma esperança acessível a todos, precisamente no lugar onde a vida conhece a amargura do falimento. Trata-se duma esperança que não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações (cf. Rm 5, 5) e faz germinar a vida nova, como a planta cresce da semente caída na terra. Visto sob esta luz, qualquer novo drama que aconteça na história do mundo torna-se cenário possível também duma boa notícia, uma vez que o amor consegue sempre encontrar o caminho da proximidade e suscitar corações capazes de se comover, rostos capazes de não se abater, mãos prontas a construir.
A confiança na semente do Reino
Para introduzir os seus discípulos e as multidões nesta mentalidade evangélica e entregar-lhes os “óculos” adequados para se aproximar da lógica do amor que morre e ressuscita, Jesus recorria às parábolas, nas quais muitas vezes se compara o Reino de Deus com a semente, cuja força vital irrompe precisamente quando morre na terra (cf. Mc 4, 1-34). O recurso a imagens e metáforas para comunicar a força humilde do Reino não é um modo de reduzir a sua importância e urgência, mas a forma misericordiosa que deixa, ao ouvinte, o “espaço” de liberdade para a acolher e aplicar também a si mesmo. Além disso, é o caminho privilegiado para expressar a dignidade imensa do mistério pascal, deixando que sejam as imagens – mais do que os conceitos – a comunicar a beleza paradoxal da vida nova em Cristo, onde as hostilidades e a cruz não anulam, mas realizam a salvação de Deus, onde a fraqueza é mais forte do que qualquer poder humano, onde o falimento pode ser o prelúdio da maior realização de tudo no amor. Na verdade, é precisamente assim que amadurece e se entranha a esperança do Reino de Deus, ou seja, “como um homem que lançou a semente à terra. Quer esteja a dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce” (Mc 4, 26-27).
O Reino de Deus já está no meio de nós, como uma semente escondida a um olhar superficial e cujo crescimento acontece no silêncio. Mas quem tem olhos, tornados limpos pelo Espírito Santo, consegue vê-lo germinar e não se deixa roubar a alegria do Reino por causa do joio sempre presente.
Os horizontes do Espírito
A esperança fundada na boa notícia que é Jesus faz-nos erguer os olhos e impele-nos a contemplá-Lo no quadro litúrgico da Festa da Ascensão. Aparentemente o Senhor afasta-Se de nós, quando na realidade são os horizontes da esperança que se alargam. Pois em Cristo, que eleva a nossa humanidade até ao Céu, cada homem e cada mulher consegue ter “plena liberdade para a entrada no santuário por meio do sangue de Jesus. Ele abriu para nós um caminho novo e vivo através do véu, isto é, da sua humanidade” (Heb 10, 19-20). Através “da força do Espírito Santo”, podemos ser “testemunhas” e comunicadores duma humanidade nova, redimida, “até aos confins da terra” (cf. At 1, 7-8).
A confiança na semente do Reino de Deus e na lógica da Páscoa não pode deixar de moldar também o nosso modo de comunicar. Tal confiança que nos torna capazes de atuar – nas mais variadas formas em que acontece hoje a comunicação – com a persuasão de que é possível enxergar e iluminar a boa notícia presente na realidade de cada história e no rosto de cada pessoa.
Quem, com fé, se deixa guiar pelo Espírito Santo, torna-se capaz de discernir em cada evento o que acontece entre Deus e a humanidade, reconhecendo como Ele mesmo, no cenário dramático deste mundo, esteja compondo a trama duma história de salvação. O fio, com que se tece esta história sagrada, é a esperança, e o seu tecedor só pode ser o Espírito Consolador. A esperança é a mais humilde das virtudes, porque permanece escondida nas pregas da vida, mas é semelhante ao fermento que faz levedar toda a massa. Alimentamo-la lendo sem cessar a Boa Notícia, aquele Evangelho que foi “reimpresso” em tantas edições nas vidas dos Santos, homens e mulheres que se tornaram ícones do amor de Deus. Também hoje é o Espírito que semeia em nós o desejo do Reino, através de muitos “canais” vivos, através das pessoas que se deixam conduzir pela Boa Notícia no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança.
Vaticano, 24 de janeiro – Memória de São Francisco de Sales – do ano de 2017.
Francisco

17 de janeiro de 2017

On terça-feira, janeiro 17, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Nessa segunda, dia 16, o atual pároco Pe. Luciane convocou todos os grupos pastorais, movimentos e ministérios para planejar a realização do III Renascer na paróquia. É a última atividade do Pe. Luciane a frente da igreja de Coreaú, pois, assumirá uma nova missão junto a Catedral dá Sé em Sobral a partir de 12 de fevereiro. Na reunião, foi debatido as funções de cada grupo. Eis as funções:

Limpeza: Grupo de Casais e Missionários;
Decoração: JUBC, dá Capela de Araquém;
Tesouraria: Professor José Daniel e Branco Ximenes;
Intercessão: Jesus Misericordioso e Apostolado de Oração;
Cantina: Grupo de Oração Ysrael e IAM;
Divulgação: PASCOM e Grupo de Crisma;
Infraestrutura: GESF ( Grupo de Estrutura São Francisco), Crisma e Grupo do Terço dos Homens;
Liturgia: pároco, sacristão e grupo de Coroinhas;
Transmissão: PASCOM.

O evento ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro a partir das 16h. As missas serão divulgadas brevemente, pois, o pároco nomeado irá conduzir o encontro.

On terça-feira, janeiro 17, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário
A Diocese de Crateús comunicou, nesta manhã (17/01), sobre o falecimento do Pe. José Helênio Oliveira Pereira, ocorrido hoje, no hospital da Unimed de Crateús, por volta das 6h. O velório está sendo realizado na Igreja de São Vicente, no bairro São Vicente, em Crateús-CE.


Pe. Helênio é Filho de Joaquim Taciano Pereira e Briolângia de Oliveira Pereira. Nasceu em Cariré,Ceará a 15 de Abril de 1929. Fez seus estudos primários em sua terra natal, cursando Humanidades no Seminário Menor de Sobral, depois Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza,ordenando-se sacerdote em Sobral,a 08 de Dezembro de 1953.


14 de janeiro de 2017

On sábado, janeiro 14, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário



A Pastoral da Comunicação – PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Coreaú, vem a público externar seu profundo sentimento de agradecimento aos Padres: Lucione (Pároco e fundador da PASCOM) e Florencio (Vigário Paroquial) por tudo que nos proporcionaram ao longo desses quatro anos de existência da Pastoral. Nossas Missas na Igreja Matriz hoje tem uma logística diferente que o povo já se acostumou: o telão do lado externo da Igreja. Parece pouco mas esse simples gesto trouxe para dentro da Celebração aqueles que preferem a comodidade de assistir à Missa do Patamar da Igreja, ou quem está distante assistir a Missa via web, isso é acolhimento. E as festas da Padroeira então? A PASCOM ainda está engatinhando, aprendendo andar mas os poucos passos que demos foi visando o máximo de integração entre a Igreja e seus fiéis e tudo isso só está sendo possível graças a Deus pela providência e ao nosso Pároco, o Pe. Lucione que não mediu esforços para que o pontapé inicial acontecesse! Temos a plena consciência de que estamos ainda distantes da essência do termo “Pascom” mas estamos caminhando em busca de conhecimentos e aprimoramento de nossas ações. Só chegaremos a algum lugar se dermos o primeiro passo e esse passo já foi dado. O nosso muito obrigado ao Pe. Lucione por seu precioso empenho para que as coisas dessem certo, providenciou equipamentos e o que é mais importante: nos deu autonomia de trabalho, claro que dentro das orientações Paroquiais. Enfim, obrigado pela parceria! Ao Pe. Florêncio que foi nosso parceiro de caminhada sempre nos ajudando com suas opiniões e seus conselhos também somos eternamente gratos. Estaremos a dispor se por ventura for necessário o nosso humilde trabalho. Nossa desculpas se por acaso em algum momento deixamos a desejar em nossa missão, pois se caímos foi na tentativa de nos erguermos e isso faz parte do processo de aprendizado. Rogamos ao Deus da divina providência que os ilumine na nova empreitada de vocês e que ao nos encontrarmos nas idas e vindas da missão teremos o máximo prazer em lhes darmos o nosso sincero abraço. Diante disso, só nos resta dizermos: MUITÍSSIMO OBRIGADO e que Deus os abençoe!

10 de janeiro de 2017

On terça-feira, janeiro 10, 2017 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE   Sem comentário
Resultado de imagem para SHALOM RENASCER 2017

RENASCER 2017

VAMOS REALIZAR O NOSSO 3º RENASCER PAROQUIAL EM COREAÚ DE 26 A 28/02/2017 NA QUADRA DA AÇÃO SOCIAL EM COREAÚ

VAMOS PARTICIPAR... VAMOS NOS PREPARAR..

SERA UM TEMPO DE ALEGRIA... DE LOUVOR... DE BENÇÃOS...
TEMPO DE LOUVAR...
TEMPO DE BENDIZER...
TEMPO DE ADORAR...
TEMPO DE CELEBRAR...
TEMPO DE FESTEJAR...
TEMPO DE ALEGRAR...

VAMOS JUNTOS REALIZAR ESTE EVENTO QUE JÁ FAZ PARTE DO CORAÇÃO DE NOSSO POVO COREAUENSE...

CONVIDAMOS E CONVOCAMOS  TODOS OS GRUPOS, PASTORAIS E MOVIMENTOS DA SEDE, BEM COMO OS GRUPOS DA ZONA RURAL PARA AJUDAR NA PREPARAÇÃO DESTE GRANDE EVENTO CATÓLICO, PARA UM ENCONTRO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA DIA 16/01/2017  ÀS 19H NO CENTRO PASTORAL SANTA CLARA DE ASSIS. TEREMOS A PRESENÇA DE NOSSO PAROCO Pe. LUCIONE E CONVIDADOS.
NÃO FALTE... VENHA PARTICIPE... COLABORE... SE ENVOLVA.


7 de janeiro de 2017

On sábado, janeiro 07, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

A Paroquia de Nossa Senhora da Piedade sempre vem realizando momentos de formação para o Grupo de Coroinhas, tanto para os novo, que irão ingressar, como para os veteranos. Semanalmente, todos os membros se encontram para se preparar para o serviço do altar. A sede hoje contém 75 coroinhas dividido em escalas para cada dia de celebração.

No último sábado (7 de Janeiro), por exemplo, o encontro começou com um momento de oração. Em seguida, os presentes assistiram um filme que conta a história da persistência e da vocação de São João Bosco.

3 de janeiro de 2017

On terça-feira, janeiro 03, 2017 by PASCOM - coreaú   Sem comentário

Os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Sobral estão realizando a semana missionária na Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú. Ontem (2 de Janeiro), ocorreu na igreja matriz de Coreaú a missa de envio dos missionários as comunidades, onde irão visitar as localidades de: Salva Vidas, Malhada Vermelha, Corredores, Araquém, Boqueirão, Gado Bravo, Marfim, Agrovila, Feitoria, Lameirão e Mota.A solenidade foi presidida pelo anfitrião Pe. Luciane, com as presenças do reitor do Seminário Pe. Eudes e do administrador da Área Pastoral de Padre Linhares, Pe. Júlio Nascimento. A missão se encerrará sábado (dia 7 de Janeiro) com a Celebração Eucaristica às 19h00.

On terça-feira, janeiro 03, 2017 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE   Sem comentário



Foto Daniel Ibáñez / ACI Prensa