Business

25 de novembro de 2016

On sexta-feira, novembro 25, 2016 by PeJose   No comments

header-site-youcat-docat - Cópia
1 O QUE É O DOCAT?
STIK 2É uma adaptação popular do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um resumo dos Ensinamentos Sociais da Igreja: “DO” vem do verbo fazer enquanto o “CAT” vem de Catecismo. Para além do Compêndio da DSI, foram incorporadas as reflexões das duas Encíclicas Sociais do Papa Bento XVI (Deus Caritas Est e Caritas in Veritate) e a Encíclica do Papa Francisco (Laudato Si). O DOCATseguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de ‪‎Fé,‪ Esperança e ‪‎Caridade, os espaços, que pouco foram sendo instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. O DOCAT foi publicado pela Conferência Episcopal Austríaca com aprovação oficial da Igreja Católica por meio da Congregação da Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.  
2 O QUE EXATAMENTE É O COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA?
O Compêndio da Doutrina Social da Igreja (DSI) foi publicado em 2004 pelo Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, a pedido do Papa João Paulo II. Este documento oferece uma visão completa dos fundamentos da DSI desde o Papa Leão XIII até João Paulo II. O compêndio é dividido em três partes, compreendendo doze capítulos e com várias páginas de abreviaturas, referências e índices. Especificamente, aborda questões que vão desde o desígnio do amor de Deus a toda a humanidade até à construção de uma Civilização do Amor.
3 COMO SURGIU ENTÃO A IDEIA DO DOCAT?
DOCAT foi uma ideia que surgiu entre alguns jovens dos Estados Unidos, que participaram da JMJ 2011 em Madrid e lá receberam de presente o YOUCAT. Depois de lerem e estudarem o YOUCAT, esses jovens norte-americanos escreveram à YOUCAT Foundation com a seguinte inquietação: “- Agora sabemos o que é a fé, mas o que realmente devemos FAZER? O que vocês acham de escreverem um DOCAT, um livro que nos indique o que fazer Como a Doutrina Social exige participação, a equipe dos autores na Alemanha, implementaram este importante princípio da DSI desde o início. Sob a orientação do Cardeal Arcebispo de Viena, Dom Christoph Schönborn e do Cardeal Arcebispo de Munich, Dom Reinhard Marx, renomados especialistas em Doutrina Social, estudiosos e jovens de todo o mundo, entre os anos de 2012 e 2015, trabalharam juntos para trazer à luz o DOCAT. Estes jovens estiveram envolvidos de várias maneiras no processo de gestação do DOCAT: pesquisando os tópicos, formulando as perguntas, participando de oficinas, fornecendo fotos, etc. Foi assim que o DOCAT se tornou uma excelente orientação para a ação cristã.
4 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PARTES DO DOCAT?
Utilizando uma linguagem jovem, o DOCAT, que contém 328 perguntas e respostas, segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social, lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II. Os capítulos abordam temas como: Amor, a Igreja e a Sociedade, a Pessoa Humana, os Princípios da Doutrina Social, a Família, o Trabalho humano, a Economia, a Comunidade política, a Comunidade internacional, o Meio ambiente, a Paz e a Prática da caridade. Além destes capítulos, há um desafiante prefácio feio pelo Papa Francisco e índices no final sobre nomes, referências de temas e abreviações.
5 EM QUE ASPECTOS O DOCAT É DIFERENTE DO YOUCAT?
YOUCAT foi inspirado para oferecer o Catecismo da Igreja Católica numa linguagem jovem, acessível e dinâmica. O DOCAT, segue esse mesmo estilo, porém com a intenção de que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. Em ambos os casos, trata-se de um esforço comum e participativo por parte dos jovens. O Cardeal Schönborn sempre nos diz: “Quando você faz algo para os jovens, tem que também fazer com os jovens. O Papa Francisco escreveu no prefácio do DOCAT: “É como que um manual de instruções que nos ajuda, com o Evangelho, em primeiro lugar, a transformarmo-nos a nós mesmos, depois a transformarmos o nosso ambiente mais próximo e, por fim, o mundo inteiro.” O subtítulo: O que fazer, (ou Como agir), indica que o DOCAT nos convida à ação, ao movimento. Nas palavras do Papa Francisco: “Esta Doutrina Social não em a sua origem neste ou naquele Papa ou neste ou naquele pensador. Ela brota do coração do Evangelho. Ela brota do próprio Jesus. Ele é em pessoa a Doutrina Social de Deus.”
Jerônimo Lauricio
Missionário YOUCAT
Responsável pelo YOUCAT Center Brasil

http://www.youcat.org.br/docat-5-razoes-que-vao-fazer-voce-se-apaixonar-pela-doutrina-social-da-igreja/

0 comentários:

Postar um comentário