4 de julho de 2015
On sábado, julho 04, 2015 by PASCOM - coreaú
Paulo I foi Papa entre 29 de maio de 757 a 28 de junho de 767 e irmão do Papa Estêvão II. Outro caso encontraremos entre os irmãos Bento VIII e João XIX.
Paulo I era romano, filho de Constantino, que era um simples trabalhador de olaria, mas que, em sua sabedoria, soube proporcionar aos filhos (treze ao todo) uma educação que jamais teve. Órfão desde tenra idade, foi educado, como seu irmão, na escola patriarcal de Latrão.
Através de um acordo com Desidério, rei dos Lombardos, conseguiu manter os Estados Papais. Salvou relíquias das catacumbas e combateu o iconoclasmo, abrigando os monges do Oriente que eram perseguidos pelos iconoclastas.
Eleito papa, Paulo I escreveu logo ao rei Pepino, dos Francos, comunicando sua nomeação "por unânime escolha do povo". Pepino respondeu com palavras encomiásticas e lhe enviou um cacho de cabelos de sua filhinha Gisela, irmã do futuro Carlos Magno, pedindo ao Papa que aceitasse ser padrinho da pequena princesa. Os duques e condes romanos acolheram com entusiasmo a proteção do rei franco, que de longe os deixava tranquilos sob o governo pontifício, e, lhes dava garantias contra a barbárie dos Lombardos. O novo rei destes,Desidério, saqueava as cidades e os campos. Somados aos ataques Bizantinos, a devastação foi enorme. Paulo I deu provas de grande habilidade e muita paciência, conseguindo abrandar Desidério. O grego de nome Constantino V Coprônimo, destruidor de imagens, espalhava boatos de terríveis esquadras e ingentes exércitos que estava preparando para ocupar Roma.
Paulo I celebrizou-se por sua caridade sem alarde. Visitava à noite os cárceres, libertando, com seu direito de indulto, os condenados à morte. Fazia pagar às escondidas os débitos dos que jaziam presos por insolvência, e colocar víveres e roupas à porta das casas dos pobres. Em 761, fundou com monges gregos o convento de São Silvestre, ainda hoje existente no local dos antigos e famosos jardins de Lúculo. Terminou a capela de Santa Petronila (erroneamente tida como filha de São Pedro), iniciada por seu irmão, e chamada capela dos reis francos. São Paulo I morreu santamente em 28 de junho de 767 e por isso é venerado Santo no mesmo dia de sua morte.
Pesquisa
Transmissão ao vivo
Postagens frequentes
Games
Games
Blogger templates
Sports
Blog Archive
-
▼
2015
(212)
-
▼
julho
(17)
- Papa Beato Urbano II
- 29/07 - SANTO DO DIA: Santa Marta
- POSSE CANÔNICA E INICIO DO PASTOREIO
- Papa Clemente X
- 22/07 - SANTO DO DIA: Santa Maria Madalena
- 3ª Novena de Sant'Ana em Aroeiras
- Papa Leão XIII
- 20/07 - SANTO DO DIA: Santa Margarida
- 1ª Novena de Sant'Ana em Aroeiras
- Abertura da Festa de Sant'Ana em Aroeiras
- PASCOM exibirá o Filme "Maria de Nazaré" em Aroeiras
- Festa de Sant'Ana em Aroeiras
- Papa Beato Eugênio III
- Dom Vasconcelos é nomeado Bispo de Sobral
- Papa Bento V
- Papa São Paulo I
- 04/07 - SANTO DO DIA: Santa Isabel de Portugal
-
▼
julho
(17)