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8 de julho de 2014

On terça-feira, julho 08, 2014 by PASCOM - coreaú
A comunicação de massa transformou o mundo numa aldeia global. Um acontecimento, numa região remota, torna-se rapidamente conhecido no mundo inteiro, graças aos modernos meios de comunicação. A comunicação de massa é também chamada de comunicação mediada, porque, entre a fonte da mensagem e o destinatário, estão os meios impressos e eletrônicos, como o jornal, o rádio, a televisão, a Internet. Ela, a comunicação mediada, portanto, se distingue da comunicação face a face, aquela que se realiza entre uma pessoa e outra. Portanto, quando falamos em mídia, estamos nos referindo aos veículos de comunicaçào em geral.
O termo propaganda foi empregado pela primeira vez pelo Papa Gregório XV em 1622 quando criou a Congregação de Propagação da Fé, um órgão que tinha por objetivo difundiar a fé católica em todo o mundo. O termo propaganda vem do latim -  propagare -  que significa difundir.
Propaganda (publicity, em inglês) tem originalmente o sentido de propagação de ideias, enquanto que publicidade (advertising, em inglês) significa a atividade de difundir conceitos com o objetivo de vender alguma coisa. Em nosso país os dois termos são usados como sinônimos, sempre com o sentido de vender alguma coisa ou propagar uma ideia.
A publicidade nasceu na era industrial com o objetivo de fazer uma ponte entre o fabricante e o mercado, para comunicar aos compradores em potencial as características e a qualidade de seus produtos, induzindo-os a adotarem uma posição favorável aos mesmos.
Nos mercados dos povos antigos, a publicidade era feita oralmente, face a face. Nas ruas de Atenas e de Roma, os pregoeiros procuravam chamar a atenção dos compradores, conduzindo-os até as tendas onde estavam expostas suas mercadorias. A revista Advertising Age publicou um texto que teria sido escrito por um fabricante ateniense de cosméticos, em período anterior a Cristo, e que dizia o seguinte: “Se queres olhos que brilham, uma cútis sem par, encanto de moça, para sempre ficar, a preços em conta, vá logo comprar os produtos de beleza na Aeschlyptoe”.
Com o surgimento da imprensa, surgiram os primeiros anúncios. O primeiro anúncio de que se tem notícia teria aparecido no Mercurius Britanicus, em 1625, na Inglaterra, divulgando a publicação de um livro. Já outros historiadores dizem que o primeiro anúncio foi publicado em 1650, no Several Proceedings in Parliament, editado em Londres, oferecendo uma recompensa a quem devolvesse 12 cavalos roubados. Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio foi publicado naGazette, jornal editado por Benjamin Franklin, em 1729, cuja primeira edição trazia um anúncio de sabonete. No Brasil, no século XIX, o Diário de Pernambuco publicava os primeiros anúncios sobre escravos foragidos.
Hoje, todos sabemos que a publicidade é a grande alavanca de vendas, seja qual for o produto a ser vendido, porque ninguém compra o que não conhece. Os Publicitários fazem uma antiga comparação entre o ovo da pata e o ovo da galinha.O primeiro é maior, mais nutritivo, mas a pata o põe em silêncio. Já o mesmo não acontece com a galinha que, logo que põe o ovo, faz um grande estardalhaço. É por isso que todos nós comemos ovo de galinha e ignoramos o ovo da pata.
A tarefa de criar a mensagem publicitária e levá-la ao público é executada por empresas especializadas, as agências de propaganda, que são assim definidas pela lei nº 4.680 de 18 de junho de 1965, que regulamentou a atividade no Brasil.