Business

17 de junho de 2014

On terça-feira, junho 17, 2014 by PASCOM - coreaú
Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigália, 13 de Maio de1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878), foi Papa num total de 31 anos, sete meses e 17 dias, entre 16 de Junho de 1846 e a data do seu falecimento. É o pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi beatificadopela sua Igreja católica. Foi o primeiro Papa da história a ser fotografado.
Foi o 3º Papa a nascer no dia 13 de Maio; os outros dois foram Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII.

BIBLIOGRAFIA
Giovanni Mastai-Ferretti nasceu emSenigália (Itália) e estudou no Colégio Piarista em Volterra, e em Roma. De origem nobre, por sofrer de epilepsia não conseguiu seguir uma carreira militar, tendo seguido teologia e sendo ordenadosacerdote em 1819. Trabalhou nos primeiros anos do sacerdócio no Chile, regressando ao seu país em 1825. Nomeado arcebispo de Spoleto em 1827 e cinco anos depois para a diocese de Imola. Elevado a Cardeal em 1840.
A sua eleição para Papa sucessor de Gregório XVI foi o resultado de uma divisão noconclave entre conservadores e reformadores. Mastai-Ferretti era tido por candidato liberal, e, ao quarto escrutínio, foi eleito. Tomou o nome de Pio IX como homenagem aoPapa Pio VIII, seu antigo benfeitor. Foi coroado em 21 de Junho de 1846.

PONTIFICADO
Apesar de ser considerado no início como um liberal, o seu pontificado passou a ser considerado como uma mudança no sentido do conservadorismo por seus críticos. Pio IX iniciou uma campanha contra o que chamou de falso liberalismo. Na encíclica Quanta Cura de 8 de dezembro de 1864, condenou dezesseis proposições que contrariavam a visão católica na época. Esta encíclica foi acompanhada pelo famoso Syllabus errorum, que condenava as ideologias do panteísmo, naturalismo, racionalismo, indiferentismo,socialismo, comunismo, franco-maçonaria,judaísmo, Igrejas dadas como Cristãs a tentar explicar a bíblia e vários outras formas de liberalismo religioso tidos por incompatíveis com a religião católica. Antes, em 8 de janeiro de 1857, já havia feito a condenação dos escritos filosófico-teológicos de Günther e em muitas ocasiões insistiu em que se deveria seguir a filosofia e a teologia de São Tomás de Aquino.
Pio IX discursando em 1863.
Durante toda sua vida foi muito devoto da Virgem Maria . Em 1849, quando se encontrava no exílio, em Gaeta, consultou o ponto de vista dos bispos da Igreja a respeito da Imaculada Conceiçãoenviando-lhes cartas, e em 8 de dezembro de 1854, na presença de mais de duzentos bispos proclamou ou o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria como sendo um dogma de fé da Igreja através da encíclica Ineffabilis Deus.
Promoveu a devoção ao Sagrado Coração e em 23 de setembro de 1856 estendeu esta festividade a todo o mundo católico, em 16 de junho de 1875 consagrou o mundo aoSagrado Coração de Jesus. Promoveu a vida interna da Igreja por meio de muitas normaslitúrgicas e reformas monásticas e um elevado número de beatificações e canonizações, sem precedentes para a época.
Em 29 de junho de 1869 publicou a Bula Aeterni Patris com a qual convocou o Concílio Vaticano I, cuja cerimônia de abertura contou com a presença de setecentos bispos no dia8 de dezembro de 1869. Na quarta sessão solene do concílio, em 18 de julho de 1870, ainfalibilidade papal foi declarada um dogma de fé.
Criou os cardeais Wiseman e Manning da Inglaterra; Cullen da Irlanda; McCloskey dos Estados Unidos; Diepenbrock,Geissel, Reisach e Ledochowski da Alemanha; Rauscher e Franzelin da Áustria; Mathieu, Donet, Gousset e Pita da F