Business

27 de junho de 2014

On sexta-feira, junho 27, 2014 by PASCOM - coreaú
Dom Moacyr faleceu na tarde desta quinta (26) vítima de um infarto fulminante

O Arcebispo de Curitiba Dom Moacyr José Vitti faleceu na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 14h, vítima de um infarto fulminante. De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, o Bispo estava na Casa Episcopal de Curitiba no momento de sua morte.

Nascido em dia 30 de novembro de 1940, na cidade de Piracicaba (SP), entrou para o Seminário Estigmatinos, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município de Casa Branca (SP).

Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Dom Moacyr foi nomeado como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 18 de novembro de 1987 e, em 2002, ordenado Bispo diocesano de Piracicaba (SP).

Após 2 anos, em 2004, Dom Moacyr retornou à Arquidiocese de Curitiba, onde foi nomeado Arcebispo, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Basílica Nossa Senhor da Luz dos Pinhais. Tinha como lema episcopal “Um só coração”.

Em maio deste ano, Dom Moacyr celebrou 10 anos como Arcebispo de Curitiba com uma missa de ação de graças na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.