Business

26 de maio de 2014

On segunda-feira, maio 26, 2014 by PASCOM - coreaú
Por seu carisma, São Filipe Néri fora apelidado de Pipo, o bom

Nasceu em Florença em 1515 e faleceu aos 80 anos de idade em 26 de maio de 1595.

Por seu carisma, foi apelidade de Pipo, o bom. Tentou várias profissões, entre as quais a de comerciante em São Germano. Aos 24 anos de idade, fez um pacote de todos os livros que então possuía(exceto a Bíblia e a Suma Teológica de Santo Tomás) e os levara para vender na praça, distribuindo depois o dinheiro obtido aos pobres. Desde aquele instante somente Deus haveria de ocupar seus pensamentos e coração.

Foi ordenado padre aos 36 anos e criou pouco depois o Oratório, congregação religiosa de padres, empenhados de modo particular na educação dos jovens.”Se quisermos nos dedicar inteiramente ao nosso próximo- repetia- não devemos reservar a nós mesmos nem tempo nem espaço”, dizia o Santo. Filipe Néri recolheu consigo os meninos turbulentos dos subúrbios e os educava divertindo-os. Para ajudar os mais necessitados, não hesitava em pedir esmolas nas estradas. Em pleno clima de reforma e contra reforma, o santo expressou sua opinião a esse respeito, com uma frase muito eficaz: “è possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições”.

Depois dos 75 anos limitou sua atividade ao confessionário e à direção espiritual. Possuia o segredo da simpatia e amizade. No leito de morte sentia-se culpado ao pensar que estava deitado numa cama macia e limpa, enquanto Cristo morreu pregado na Cruz.