Business

27 de maio de 2014

On terça-feira, maio 27, 2014 by PASCOM - coreaú
A Capela de Santo Antônio de Araquém é o templo religioso mais antigo do município de Coreaú e uns dos mais velhos da região. Segundo os historiadores, a capela foi construída em um terreno doado pelo Sargento Mor Manuel Dias de Carvalho e sua esposa D. Barbara Sabor de Olival, em 03 de agosto de 1726, cujo o imóvel localizava-se próximo ao riacho Juazeiro, afluente do rio Coreaú. Foi considerada Inaugurada em 1742 com o nome de capela de Santo Antônio de Pádua do Olho D'Água do Curuayhú. A partir de então, foram aglomerando casas a sua volta, formando um povoado que se chamava de Santo Antônio, em homenagem a pequena igreja, permanecendo assim por mais de dois séculos. No dia 20 de dezembro de 1938, a localidade passou a se chamar de Araquém, em função dos índios, primeiros habitantes da localidade na época da colonização.
Segundo Pildas, a capela de Santo Antônio de Pádua foi elevada a condições de Igreja Matriz interina pelo então, bispo de Olinda, Dom Francisco Xavier. Isso ocorreu porque era a única da região na época, e permaneceu assim até o dia 8 de setembro de 1759, quando terminou de ser construída a igreja de Granja, município aquém pertencia.
Hoje, o Distrito de Araquém recebe milhares de pessoas, de toda região para sua comemoração festiva, seguindo a tradição. Atualmente a celebração da trezena de Santo Antônio de Pádua começa no dia 01 até o encerramento no dia 13 de junho. Em função do histórico, que a capela tem com o Município de Coreaú, foi tombada pela Lei N° 219 de 14 de junho 1993.



Por Custódio Azevedo