Business

1 de fevereiro de 2014

On sábado, fevereiro 01, 2014 by Paróquia N. Senhora da Piedade - Coreaú - CE
MC 4, 35-41 - EVANGELHO DO DIA 01/02/2014


Jesus sempre compara a vida com os elementos que estão presentes no nosso dia a dia. Estas comparações estão presentes em todo nosso viver. Se de um lado Jesus utiliza comparações para falar do Reino, para falar de nossa fé, também temos outras comparações que os homens e mulheres fazem através de historias, musicas, representações... A própria Sagrada Escritura utiliza-se sempre deste modo de se dirigir às pessoas que estiveram caminhando nas hitoria do povo de Deus. Hoje de modo muito especial as comparações usadas são referente ao mar que faz parte do cotidiano de nossa vida e dos ensinamentos e Jesus. Foi a beira do mar que Jesus começou a chamar os primeiros seguidores, e no mar que se dirige às multidões sentado numa barca.  
Mas por que relacionar tanto o mar com nossa história, nossos momentos?
É simples compreender isto: nossas vidas por vezes, estão tão calmas que parece uma monotonia, nada acontece, nem um vento sopra e tudo parece calmaria, entretanto não saímos do lugar, a não ser que nosso próprio esforço venha nos mover ficaremos lá, parados; em outras situações "as águas do mar da vida querem nos afundar" e se não for a mão de Deus, é difícil sobreviver.
É o que acontece justamente neste trecho do Evangelho de hoje, o mar (a vida) daquelas pessoas está agitada e por um instante elas acreditam que nem Jesus se importa, afinal Ele está dormindo enquanto que todos estão em desespero.
Isso, acontece conosco com muita facilidade, tudo está tão misturado, confuso, turbulento que muitas vezes acreditamos que Jesus não está "nem ai" para o que está acontecendo em nossa vida. Esta passagem quer nos ensinar que: ir ao encontro de Jesus para acordá-lo foi a atitude dos discípulos frente ao que estavam vivendo diante da tempestade, a nossa atitude porém, é a de ir ao encontro do Senhor através da oração para pedir auxilio, proteção... uma vez que nestes momentos de tempestades nos tornamos impotentes. Diante de nossa oração de nosso pedido a Jesus, Ele vai lá e faz Sua parte: faz com que cessem os ventos e tudo retome a brisa suave do vento que sopra sobre as velas para continuar navegando.
Podemos perceber que é muito fácil nos identificarmos com está situações; os problemas aparecem como uma grande tempestade, nossa reação na maioria das vezes é de medo, de impotência, entramos em desespero, nos leva a colocar em duvida a nossa Fé. Assumimos um papel de juiz, julgando as atitudes de Deus, por nos deixar passar por esta ou aquela situação difícil e nada fazer para mudar, é como se Ele estivesse dormindo. Mas como que, sem planejar assumimos uma força inexplicável maior que o medo e a fraqueza que nos leva a ir ao encontro do Senhor, suplicando, rezando, as vezes ate em estado de choro, mas que vem do coração este pedido ao Senhor para que nos ajude nos fortaleça diante desta tempestade e Ele vem e resolve tudo, acalma nossas águas exaltadas.
É necessário acreditar e confiar que o Senhor sempre esta no comando, que apesar dos ventos contrários par Deus nada é impossível e que jamais Ele nos abandonará fazendo com que aquela turbulência que muitas vezes foi necessária acontecer para o nosso crescimento e fortalecimento Ele acalmará. O Senhor sempre vem em nosso auxílio, para acalmar os ventos e nos levar à calmaria. É preciso fé para crer que o impossível Ele pode realizar.
Que Deus nos dê a graça de, apesar das tempestades, podermos seguir firmes na fé. Amém.


Pe. JLucione