Business

21 de setembro de 2012

On sexta-feira, setembro 21, 2012 by Pe. Lucione Queiroz   Sem comentário
ESTE É O RESULTADO FINANCEIRO OFICIAL DA FESTA DE 2012.


AGRADECEMOS A TODOS QUE PARTICIPARAM, QUE ACREDITARAM QUE TRABALHARAM PARA O BOM EXITO DESTA FESTA... DESTE TEMPO ÚNICO EM NOSSAS VIDAS... DEUS SEJA LOUVADO!

19 de setembro de 2012

On quarta-feira, setembro 19, 2012 by Pe. Lucione Queiroz   Sem comentário

A Festa que continua...

Coreaú viveu, de 5 a 15 de setembro de 2012, um período rico de fé e fecundo de esperança. A Festa da Padroeira proporcionou, a cada dia desse turno devocional, dois grandes momentos: um litúrgico e outro recreativo.
A família coreauense, reunida em praça pública, celebrou louvores à Padroeira, Senhora da Piedade, exaltou o VERBO gerado no ventre da Virgem Maria, que por vontade do PAI, na unidade do ESPÍRITO SANTO, veio até nós para anunciar a Boa Nova da salvação.
Nessa mesma praça, em espaço próprio, após os atos litúrgicos, a família coreauense recreou sadiamente, impulsionando a parte social, que dava azo a encontros fraternos entre conterrâneos e visitantes, num clima harmônico e salutar. Promoções de cunho financeiro, sem a estridência de bandas, tais como: leilões, rifas, bingos, eram os ingredientes da seleta animação.
Tempos novos, novos olhares... Sob a inspiração da Palavra de Deus, nossa paróquia homenageou a Senhora da Piedade. Impelida pelo carisma do Padre Lucione Queiroz, atual pároco, a comunidade paroquial rezou, refletiu e cantou as maravilhas da “Mater verbi e Mater laetitiae” – “Mãe da palavra (verbo) e Mãe da alegria”.
Realmente, a regência do tempo que diferencia o hoje do ontem e, em seguida, projeta o amanhã, é algo inusitado.
Os dias hodiernos, no âmbito paroquial, promovem mudanças, restauram tradições, fomentam a evolução missionária, reacendem a chama da espiritualidade, reafirmam o compromisso pastoral, ensinam o essencial, refazem caminhos, solenizam celebrações, priorizam a verdade, enaltecem a justiça, resguardam o sagrado do profano, incentivam a caridade, realçam o amor, difundem a fraternidade, incitam a compreensão, destacam a ética, dando mais sentido à luta cotidiana em prol de um mundo mais cristão, apoiado na apostolacidade que a Igreja Católica [Katholikos (grego)/Catholicus (latim)=Universal] é depositária. O caráter de universalidade da Igreja Católica é bíblico e encontra-se registrado em Mateus 28,19-20: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Bíblia Sagrada, 183ª edição, Editora Ave-Maria).
Cada dia é um novo tempo, que transforma realidades e faculta o registro na história de cada povo. A Paróquia de Coreaú, inserida neste contexto, protagoniza um processo de inovação que vem renovando o seu cariz, primando pelo aspecto religioso-espiritual.
A festa da padroeira, tradição secular de nossa gente, teve como tema: “A Igreja continua na história a testemunhar o Ressuscitado”. Todos os atos religiosos foram realizados num aconchegante Espaço Litúrgico, “cume para onde se dirige toda a atenção da Igreja”, como assinalado no livrinho da festa, p.02.
A riqueza doutrinal, espiritual e pastoral, que sublinhou a devoção a Mãe de Jesus Cristo, fortaleceu a fé e a confiança dos paroquianos de Nossa Senhora da Piedade.
O novenário terminou, porém a festa da família católica coreauense continua no coração de todos que viram e ouviram a pregação da palavra naquele ambiente a céu aberto.
No Santuário de Maria, instalado em plena Praça da Matriz, o retiro místico plantou sementes que germinarão na seara fértil da cristandade palmense.
Rejuvenescidos em Cristo e Maria, caminhemos na estrada da fé como missionários que vivem e anunciam a palavra redentora e santificante.
Em sinal do nosso contentamento em Cristo, exclamemos: que Deus seja louvado e Maria, sob o título de Senhora da Piedade, seja, sempre, venerada pela família coreauense!

Sobral, 17 de setembro de 2012

Leonardo Pildas

2 de setembro de 2012

On domingo, setembro 02, 2012 by Pe. Lucione Queiroz   Sem comentário

A Bíblia, desde sempre, faz parte da caminhada do povo de Deus. “É nela que penduramos todo o nosso trabalho”, conforme nos ensina frei Carlos Mesters. A partir do Concílio Vaticano II, marco fundamental para o florescimento de uma Pastoral Bíblica da Igreja no Brasil, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.
No Brasil, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir, com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias, nos quarteirões, nos círculos bíblicos, em grupos de reflexão, grupos de rua.
O Mês da Bíblia, criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. Propondo um livro – ou parte dele – para ser estudado e refletido a cada ano, o Mês da Bíblia tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda pastoral.
Em continuidade a esta história, a Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB definiu que, no Mês da Bíblia dos próximos quatro anos (2012-2105), serão estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a sequência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João em 2015.
Esta sequência repete a experiência feita entre 1997-2000, por ocasião da celebração do Jubileu 2000. O enfoque, agora, é outro. Visa reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos féis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários e da Missão Continental, conforme nos pede a Conferência de Aparecida, quanto no esforço da Nova Evangelização proposta pelo papa Bento XVI.
Cada evangelho será relido na perspectiva da formação e do seguimento, destacando o que é específico de cada evangelista, bem como da comunidade que está por trás de cada evangelho.
No Mês da Bíblia deste ano de 2012, será estudado o evangelho de Marcos a partir do tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).
O material – livro para aprofundamento e círculos bíblicos- já está pronto e poderá ser adquirido nas Edições CNBB: vendas@edicoes.cnbb.com.br .