Business

1 de setembro de 2014

On segunda-feira, setembro 01, 2014 by PASCOM - coreaú
Papa Adriano IVOSA (nascido Nicolau de Breakspear ou Nicholas Breakspear;inglês, nascido perto de Saint Albansca. 1100 — 1 de Setembro de 1159), foi 169° papa e líder da Igreja Católica de 4 de dezembro de 1154 até à data da sua morte.
Adriano IV foi o único inglês a ocupar a cadeira papal. Acredita-se que Nicholas Breakspear nasceu na Fazenda Breakspear na paróquia de Abbots Langley em Hertfordshire e recebeu sua educação na Abbey School, St Albans (St Albans School).
O seu pai, Robert, era sacerdote na diocese de Bath, que se tornou monge em St. Albans. Nicholas viu recusada a sua aceitação no mesmo mosteiro, tendo-lhe sido dito que teria de amadurecer e estudar por forma a descobrir então a sua vocação. Entendeu não ter de esperar e foi para Paris e tornou-se frade Agostiniano em St. Rufus, perto da cidade deArles. Foi eleito seu prior e em 1137 foi escolhido por unanimidade para seu abade.
Foi um abade zelosamente reformista, o que motivou queixas contra ele enviadas a Roma. Ali chamado para se explicar, ficou bem visto pelo Papa Eugénio III (1145–1153), que o tornou cardeal-bispo de Albano.
De 1152 a 1154 Nicholas esteve na Escandinávia como delegado papal, dirigindo os interesses do novo arcebispo de Trondheim, e realizando as diligências que permitiram o reconhecimento Gamla Uppsala (mais tarde transferido para Uppsala) como sede dometropolita sueco em 1164. Como compensação pela cedência territorial, o arcebispo dinamarquês de Lund foi designado delegado e vigário perpétuo e atribuído o título de Primaz da Dinamarca e Suécia.
No seu regresso Nicholas foi recebido em grande honra pelo Papa Anastácio IV (1153–1154), e após a morte deste foi eleito papa a 4 de Dezembro de 1154.
De imediato Adriano diligenciou a reposição da autoridade papal na cidade de Roma, dominada pelos partidários de Arnaldo de Brescia e da sua doutrina, que preconizava a mais pura pobreza clerical. Dadas as graves consequências da agitação entre as duas fações, o papa decidiu excomungar a cidade de Roma, o que induziu o senado a render-se e desterrar o referido Arnaldo de Brescia. Este foi finalmente entregue por Frederico I da Germânia, o Barbarossa, aquando da sua coroação como imperador, em 1155, e finalmente morto em Roma.
Adriano IV governou até à sua morte, a 1 de Setembro de 1159.
Defendeu com todos os meios a primazia do papado sobre o império, desafiando o imperador Frederico Barbarossa.
Foi este papa que deu autorização aos templários se instalarem no lugar de Cera que veio dar origem a Castelo de Cera que mais tarde ao castelo de Tomar.