Business

10 de novembro de 2018

On sábado, novembro 10, 2018 by PASCOM - coreaú   No comments
A Diocese de Sobral, cujo padroeira é Nossa Senhora da Conceição, foi criada pelo recém eleito Papa Bento XV em 10 de novembro de 1915, desmembrada da Diocese de Fortaleza, que por sua vez, foi elevada a Arquidiocese.

Na diocese atualmente são 37 paróquias e 2 áreas pastorais distribuídas em 4 Regiões Episcopais (Sede, Vale do Acaraú, Vale do Coreaú e Araras). Passaram por ela 7 bispos: Dom José Tupinambá da Frota (1º, o que ficou por mais tempo, 43 anos), Dom João José da Mota e Albuquerque (2º), Dom Walfrido Teixeira Vieira (3º), Dom Aldo de Cillo Pagotto (4º), Dom Antônio Fernando Saburido  (5º), Dom Odelir José Magri (6º) e Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (7º e bispo atual).

Os monumentos religioso que marcam a história da diocese são o Arco Nossa Senhora de Fátima, o Cristo Redentor, a Catedral da Sé e as Igrejas centenárias espalhada por todo território diocesano. Ao logo dos anos, por atitude dos bispo quepor lá passaram, foram criadas várias instituições voltada para o atendimento da população, tais como: o Hospital Santa Casa, Clínica Dom Walfrido, Hospital do Coração, o Abrigo Nossa Senhora das Graça e a Fazenda da Esperança. Há também uma grande feito para a comunicação regional, através das Rádios Educadora do Nordeste e Ressurreição e o centenário Jornal Correio da Semana.



0 comentários:

Postar um comentário