Business

28 de abril de 2013

On domingo, abril 28, 2013 by Pe. Lucione Queiroz


BRASÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE

COMENTE QUAL MAIS LHE AGRADA! 
EM BREVE FAREMOS ENQUETE OFICIAL no blog DA PARÓQUIA e NO Blog RM NO FOCO.


“Dos muitos olhares da Virgem Maria,..., Coreaú escolheu, como centro de veneração, o olhar doloroso estampado na face angustiada de Nossa Senhora da Piedade.”
(Leonardo Pildas, ‘Coreaú Venera a Virgem da Piedade’, 2006; p.38). 

No dia 29 de março de 2013, Sexta-Feira Santa, recebemos de Leonardo Pildas um pequeno livreto, com dezessete páginas, datado de 25 de março, intitulado de Brasão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Uma Proposta..., no qual estão contidos três esboços de brasão, elaborados por ele, para que fossem submetidos à apreciação da comunidade paroquial visando ao assentimento de um como distintivo paroquial. Acentuamos que as sugestões serão bem-vindas.

Caracterização do Brasão 
(texto extraído da citada obra)

O brasão paroquial tem a seguinte configuração: escudo, peça principal, seguido do listel ou filete e do timbre, ornatos externos.
Cortado de um em linha reta, o escudo apresenta seu campo dividido em duas partes. Nelas estão fixadas as figuras simbólicas que caracterizam a vocação mariana de nossa paróquia, além das cores que completam o sentido harmônico da representatividade do emblema paroquial. 
Embora considerados acessórios, o timbre e o listel integram o brasão, sendo de grande utilidade. Enquanto o timbre fica acima, o listel situa-se abaixo do escudo. O timbre, um dos três componentes do brasão paroquial, tem como elemento representativo a Cruz Processional, que lembra CRISTO farol de nossa fé. O listel ou filete é a faixa que ostenta o título de nossa comunidade eclesial.
Ressalte-se, por ser pertinente, que os esboços trazem o mesmo tipo de escudo português, lembrando nossa origem lusitana, que é reto na parte superior e arredondado na parte inferior, e os demais componentes descritos. Neles, as mudanças referem-se às figuras e às cores. As cores branca e azul estão ligadas às vestes de Nossa Senhora, Mãe de Cristo e da Igreja. Enfatize-se que o amarelo, o branco e o azul estão vinculados às cores da bandeira municipal de Coreaú. Vale salientar, ainda, que o amarelo e o branco representam as cores do Vaticano.
Cabe, também, ressaltar que nos esboços o escudo e o listel repousam sobre a Cruz, símbolo maior da cristandade. 

Coreaú, 28 de abril de 2013.
Padre Lucione Queiroz Holanda

A seguir, apresentamos os três esboços devidamente confeccionados por Leonardo Pildas, que demonstram conformidade com as normas da heráldica, além da descrição da simbologia de seus elementos constitutivos: